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metadata.teses.dc.title: Campanha eleitoral: marketing político e eleitoral nos limites das condutas vedadas
metadata.teses.dc.creator: Paula, Estella Teixeira Lima de
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Ricardo Augusto de Araújo
metadata.teses.dc.subject: Campanha eleitoral
Marketing político
Marketing eleitoral
Persuasão
Propaganda eleitoral
Condutas vedadas
Eleições
Responsabilidade eleitoral
Electoral campaign
Political marketing
Electoralmarketing
Persuasion Electora propaganda
Sealed ducts
Elections legitimacy of the Pleito
Electoral responsibility
metadata.teses.dc.date.issued: 26-Apr-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: PAULA, Estella Teixeira Lima de. Campanha eleitoral: marketing político e eleitoral nos limites das condutas vedadas. 2018. 44p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: A partir de uma revisão de literatura, esta monografia tem como objetivo fazer um estudo cronológico das eleições brasileiras, enfatizando a importância da presença de um marketing político eficaz no êxito das eleições. Ademais, faz-se necessário aprofundar os estudos das campanhas eleitorais na perspectiva do poder de persuasão que da efetividade às propagandas politico-eleitorais. Estas são de suma importância para a propagação da imagem e do ideal de um candidato ou partido. Os disputantes do pleito utilizam de diversos mecanismos para conquistar simpatizantes, ganhar a confiança do eleitorado e assim garantir o voto no dia da eleição. A discussão que se perpetua entre os cidadãos e também na Justiça Eleitoral é a existência de colisão de princípios como a liberdade de expressão e a igualdade, quando se analisa os diversos meios de difusão de ideais hodiernamente. Dessa forma, a existência da propaganda negativa, da propaganda extratemporal e a utilização desenfreada dos meios de comunicação de massa, fazem com que a Justiça Eleitoral reformule as limitações às campanhas a cada ano eleitoral. Enfim, a adoção da teoria do risco no que tange à responsabilidade eleitoral pelo TSE tornou-se alvo de críticas, o que se discute é o fato do candidato ser responsabilizado por ato de terceiros que beneficiaram sua campanha, mesmo sem que o próprio beneficiário tenha culpa ou conhecimento dos atos. Assim, a dimensão continental do Brasil associada à velocidade da propagação de informações nos atuais meios de comunicação é fator modificador do Marketing Político, e, portanto, o grande desafio da Justiça Eleitoral que preza pela legitimidade do pleito. Dadas às circunstâncias, as campanhas eleitorais se tornarão cada vez mais dependentes do efetivo marketing político e eleitorais. Por fim, a crescente autonomia das propagandas nas redes sociais acarretará uma notória modificação quanto à responsabilidade eleitoral, principalmente por ato de terceiro.
metadata.teses.dc.description.abstract: From a review of the literature, this monograph aims to make a chronological study of the Brazilian elections, emphasizing the importance of the presence of a political marketing effective in the success of the elections. Furthermore, it is necessary to deepen the studies of election campaigns in the light of the powers of persuasion that the effectiveness at politicoelectoral advertisements. These are of paramount importance for the spread of the image and the ideal of a candidate or party. The disputants of the election using several mechanisms to win supporters, gain the trust of the electorate and thus ensure the vote on election day. The discussion that perpetuates among citizens and in electoral justice is the existence of collision of principles such as freedom of expression and equality, when it analyses the various means of diffusion of ideas today. Thus, the existence of negative propaganda, the propaganda and unbridled use of extratemporal mass media, Electoral Justice restate the limitations to campaigns every election year. Finally, the adoption of the theory of risk with regard to electoral liability by the TSE became the target of criticism, which discusses is the fact the candidate be liable for acts of third parties that received your campaign, even without the beneficiary has guilt or knowledge of the acts. Thus, Brazil's continental dimension associated with the speed of propagation of information in today's media is a modifier of the political Marketing, and, therefore, the major challenge of the Electoral Court that cherishes the legitimacy of the election. Given the circumstances, the election campaigns will become increasingly dependent on the effective political and electoral marketing. Finally, the growing autonomy of advertisements on social networks will cause a noticeable modification regarding electoral responsibility, especially for the third act.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33913
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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