Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33926
metadata.artigo.dc.title: A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores
metadata.artigo.dc.title.alternative: The strategy of resemantization and teaching of reading: contributions to teacher’s formation
metadata.artigo.dc.creator: Ferreira, Helena Maria
metadata.artigo.dc.subject: Ressemiotização
Leitura
Multimodalidade
(Multi)letramentos
Formação de professores
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.artigo.dc.date.issued: 2018
metadata.artigo.dc.identifier.citation: FERREIRA, H. M. A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura: contribuições para a formação de professores. Devir Educação, v. 2, n. 1, 2018.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Com a disseminação das tecnologias digitais e das interações via Internet, a atividade de leitura assume novas configurações. Problematizar o processo de ensino-aprendizagem da leitura, articulando-o com o uso de tecnologias, configura-se como uma tarefa complexa, dada a necessidade de considerar várias questões que estão implicadas nas práticas sociais de linguagem. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os procedimentos de ressemiotização utilizados por alunos de Ensino Fundamental, em uma atividade de leitura/produção de fábulas, em suporte textual que congrega diferentes semioses. Para a consecução do trabalho, apresento alguns conceitos basilares para a questão estudada. Além disso, busco discutir a temática do ensino da leitura em suportes digitais. Por fim, analiso os procedimentos utilizados pelos alunos em uma atividade de produção de texto. A partir da análise empreendida, pude observar que a alteração do suporte possibilitou a exploração de imagens, sons, palavras, entonação, articulação das imagens etc, além do enfrentamento em relação ao manuseio de recursos tecnológicos. Essas situações, (re)significadas pelos alunos, representam possibilidades para a ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. Desse modo, considero que a formação docente deve estar assentada em orientação teórico-metodológica para o trabalho com a leitura em sala de aula, para propiciar a adoção de pedagogias linguísticas capazes de formar um leitor proficiente, de modo a atender às várias demandas de leitura trazidas pelas tecnologias digitais.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33926
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DEL - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_A estratégia da ressemiotização e o ensino de leitura....pdf553,51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons