Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3648
metadata.eventos.dc.title: Pesquisas em educação a distância: panorama da produção apresentada no ESUD entre 2010 e 2013
metadata.eventos.dc.creator: Martins, Ronei Ximenes
Leitão, Ulisses Azevedo
Silva, Alexandre José de Carvalho
metadata.eventos.dc.subject: Estado da arte
Revisão bibliográfica
Pesquisa em EaD
Literature review
State of the art
Research on distance education
metadata.eventos.dc.date.issued: 10-Sep-2014
metadata.eventos.dc.identifier.citation: MARTINS, R. X.; LEITÃO, U. A.; SILVA, A. J. C. Pesquisas em educação a distância: panorama da produção apresentada no ESUD entre 2010 e 2013. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., Florianópolis. Anais...Florianópolis: UNIREDE, 2014. p. 2759-2774.
metadata.eventos.dc.description.resumo: O presente estudo investiga a produção científica sobre Educação a Distância (EaD). Foram analisados 686 artigos publicados no ESUD, nos anos de 2010 a 2013, quanto à natureza da pesquisa, às temáticas abordadas e à colaboração de autores por publicação. Identificou-se uma forte tendência para artigos de natureza científica (70% – 75%) que envolvem cada vez mais colaboração entre os autores. Os temas investigados apresentam predominância de artigos com foco em Ensino e Aprendizagem, 58%, corroborando a tendência da área em publicações nas principais revistas internacionais. Observou-se, também, carência de artigos nas áreas de tecnologias para EaD e de Teorias, o que indica necessidade de se ensejar um maior esforço da comunidade de pesquisadores da área de EaD nessas temáticas.
metadata.eventos.dc.description.abstract: This paper investigates the 686 articles published in ESUD on the years 2010-2013 on the nature of research, the principal topics addressed and the concentration of authors per publication. The study points to a trend to scientific articles (70% - 75%) involving an increasing collaboration between the authors. The research themes have a huge predominance of articles focused on Teaching and Learning, 58%, confirming the trend of the research area in publications in major international journals. However, a dearth of articles in the fields of technologies and theories for distance education is alarming and should give rise to a greater effort of the researchers on distance education.
metadata.eventos.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:CEAD - Trabalhos apresentados em eventos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons