Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36535
metadata.artigo.dc.title: Aplicação do balanced scorecard no auxilio a formulação do planejamento estratégico no setor público: o caso DAE/UFLA
metadata.artigo.dc.title.alternative: Application of the balanced scorecard in support the development of strategic planning in the public sector: the case DAE / UFLA
metadata.artigo.dc.creator: Fernandes, Alan Gabriel
Furtado, Renata Pedretti Morais
Ferreira, Patrícia Aparecida
metadata.artigo.dc.subject: Balanced scorecard
Planejamento estratégico
Setor público
Universidade
Strategic planning
Public sector
University
metadata.artigo.dc.publisher: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
metadata.artigo.dc.date.issued: 2016
metadata.artigo.dc.identifier.citation: FERNANDES, A. G.; FURTADO, R. P. M.; FERREIRA, P. A. Aplicação do balanced scorecard no auxilio a formulação do planejamento estratégico no setor público: o caso DAE/UFLA. Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 16, n. 42, jan./mar. 2016.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Atualmente, um dos principais objetivos das organizações é alcançar melhorias no desempenho organizacional. Ao mesmo tempo, elas estão inseridas em um contexto de incertezas e complexidade que exige flexibilidade frente às exigências e às transformações do ambiente. Neste contexto, a elaboração de um planejamento estratégico adequado às características e pretensões da organização é essencial. O BSC é uma metodologia que auxilia na formulação do planejamento e na definição de objetivos estratégicos para as organizações, sejam elas do setor privado ou público. Assim, este estudo busca fazer uso desta metodologia para desenvolver propostas de objetivos para um departamento didático pedagógico de uma universidade federal. Para tanto, fez-se uso de pesquisa documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas buscando reunir informações que proporcionassem a elaboração desses objetivos. Por fim, pôde-se perceber que o BSC é um instrumento capaz de auxiliar o departamento em estudo no desenvolvimento de um planejamento estratégico eficiente, proporcionando uma visão sistêmica da organização e a visualização da estratégia por meio das relações de causa-efeito entre os objetivos propostos.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Currently, a major goal of the organizations is to achieve improvements in organizational performance. At the same time, they are inserted in a context of uncertainty and complexity that demands flexibility in the face of demands and changes in the environment. In this context, the development of a strategic plan that suits the characteristics and aspirations of the organization is essential. The BSC is a methodology that helps in the formulation of planning and setting strategic objectives for organizations, whether private or public sector. Thus, this study seeks to use this methodology to develop proposals for a department goals didactic teaching of a federal university. Therefore, it was made use of documentary research, participant observation and semi-structured interviews seeking to gather information that would provide the development of these goals. Finally, it could be seen that the BSC is a tool to assist the department in a study on the development of efficient strategic planning, providing a systemic view of the organization and visualization of the strategy by the relations of cause and effect between the proposed objectives.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p218
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36535
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.