Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37488
metadata.artigo.dc.title: Redes interorganizacionais e o aprendizado organizacional: estudo de caso em uma rede de supermercados
metadata.artigo.dc.creator: Mesquita, Daniel Leite
Oliveira, Aline Lourenço de
Castro, Carolina Lescura de Carvalho
Sugano, Joel Yutaka
metadata.artigo.dc.subject: Rede interorganizacional
Geração de conhecimento
Aprendizado estratégico
Pequenas empresas
Interorganizational networks
Knowledge generation
Learning organization
Strategic learning
metadata.artigo.dc.publisher: FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação
metadata.artigo.dc.date.issued: 2009
metadata.artigo.dc.identifier.citation: MESQUITA, D. L. et al. Redes interorganizacionais e o aprendizado organizacional: estudo de caso em uma rede de supermercados. Revista Científica da FAI, Santa Rita do Sapucaí, v. 9, n. 1, p. 53-62, 2009.
metadata.artigo.dc.description.resumo: As organizações em rede compreendem um conjunto de organizações cujas atividades visam reduzir custos, facilitar a coordenação e aumentar a flexibilidade. Dentro desse ambiente, o espaço de criação de conhecimento ("ba") proporciona às pequenas e médias empresas um ambiente favorável a uma efetiva interação entre organizações, ampliando o conhecimento criado entre empresas. Este trabalho buscou verificar se a troca de informações nas redes horizontais de cooperação entre PMEs possibilita a melhoria dos procedimentos gerenciais. Para isso, o estudo englobou uma pesquisa qualitativa, descritiva e também um estudo de caso. O caso selecionado foi uma rede de supermercados, formada por dez pequenas empresas da região do Campo das Vertentes (MG). Concluiu-se que a rede apresentou um desempenho positivo, proporcionando condições de aprendizado, manutenção e expansão das empresas envolvidas. Os envolvidos assumiram uma postura estratégica que ofereceu resultado satisfatório, porém alteradas as condições do ambiente, mudou-se a estratégia, ocasionando o fim da rede.
metadata.artigo.dc.description.abstract: A network of organizations comprises firms whose activities aim to save costs, improve coordination and enhance flexibility. Inside this environment , the knowledge creation ("ba") give small and medium enterprises(SME) a favorable context for an effective interaction between organizations, increasing and sharing the knowledge generated among them. This work verifies if information exchange in SME´s horizontal cooperation networks make possible to improve the managerial processes. The study encompasses a qualitative and descriptive research and also a case study. The selected case is a supermarket network formed by ten small enterprises in Campo das Vertentes (MG) region. The conclusion is that the network has positive performance, giving conditions for learning, maintenance and expansion of the involved enterprises. The enterprises assumed a strategic position that offered satisfactory results. However, as the environment changed, the strategy also changed and the network stop existing.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://www.fai-mg.br/biblio/images/publicacoes/Cientifica/Cientifica2009.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37488
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.