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metadata.artigo.dc.title: Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI
metadata.artigo.dc.creator: Bragion, Maria de Lourdes Lima
Bueno Filho, Julio Sílvio de Sousa
Corrêa, Fábio Mathias
metadata.artigo.dc.subject: Concurso vestibular
Teoria da resposta ao item
Provas de múltipla escolha
Análises qualitativas
Entrance exam
Item response theory
Multiple choice tests
Qualitative analysis
metadata.artigo.dc.publisher: Fundação Carlos Chagas
metadata.artigo.dc.date.issued: 2011
metadata.artigo.dc.identifier.citation: BRAGION, M. de L. L.; BUENO FILHO, J. S. de S.; CORRÊA, F. M. Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 49, 2011. Paginação irregular.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as questões de múltipla escolha do vestibular 2009-I da Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio da TRI e utilizando a inferência bayesiana, a fim de identificar quais propriedades dos itens o classificam como melhor ou pior, com vistas a orientar novas provas. Verificou-se que os itens mais difíceis tendem a ser mais discriminativos e informativos para selecionar os candidatos mais hábeis. As provas de Inglês, Biologia, Física, Matemática e Química foram as mais difíceis e apresentaram maior poder de discriminação. Em geral o vestibular não apresentou itens com alta chance de acerto casual. Alguns itens tiveram suas estimativas analisadas em maior detalhe e revelam aspectos de planejamento que podem melhorar a qualidade desse tipo de prova.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This study aimed to analyze the multiple-choice questions of the 2009-1 entrance examination ("vestibular") of the Federal University of Lavras (UFLA) by using IRT and Bayesian inference in order to identify which properties of the items qualify as better or worse, in order to inform new exams. It was found that the most difficult items tend to be more discriminative and more informative to select the most skilled candidates. Tests of English, Biology, Physics, Mathematics and Chemistry were the most difficult and had the highest discrimination power. Overall, this "vestibular" did not show that guessing would ensure a high probability of success. Some items estimates were analyzed in detail to unveil planning properties which could be used to enhance the quality of this kind of exam.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38599
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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