Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42719
Título: Impacto do aumento do preço da carne bovina no consumo de proteínas de origem animal na cidade de Pouso Alegre
Título(s) alternativo(s): Impact of increasing the price of beef on the consumption of proteins of animal origin in the city of Pouso Alegre
Autor : Lima, Mayra Magalhães de
Primeiro orientador: Ramos, Alcinéia de Lemos Souza
Primeiro membro da banca: Gomes, Maria Emília de Sousa
Segundo membro da banca: Torres, Luciane Gonçalves
Palavras-chave: Carne bovina – Consumo
Proteínas de origem animal
Carne bovina - Preço
Data da publicação: 29-Ago-2020
Referência: LIMA, Mayra Magalhães de. Impacto do aumento do preço da carne bovina no consumo de proteínas de origem animal na cidade de Pouso Alegre. 2020. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O ano de 2019 foi atípico para a pecuária, visto que o preço do boi gordo bateu recordes nos meses de novembro e dezembro. Tais recordes puderam ser observados pelo consumidor de carne bovina, pois houve aumentos expansivos de mais de 30% no preço final de carnes como acém, alcatra e coxão mole. Diante do exposto, objetivou-se avaliar uma possível substituição de carne bovina por demais proteínas de origem animal, como frango, ovos e carne suína pela população de Pouso Alegre, situada no sul de Minas Gerais. Questionários on-line foram aplicados de forma a avaliar o consumo de moradores de diversos bairros com rendas distintas. Constatou-se que o aumento do preço da carne afetou diretamente o consumo de carne bovina pela população da cidade, fazendo com que mesclassem o consumo diário com outras proteínas de origem animal, porém a população de menor renda foi a mais afetada, tendo apenas o “ovo” como fonte proteica.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42719
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Impacto do aumento do preço da carne bovina no consumo de proteínas de origem animal na cidade de Pouso Alegre486,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.