Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4514
Título: Construção de um biodigestor caseiro para demonstração de produção de biogás e biofertilizante em escolas situadas em meios urbanos
Autor : Metz, Hugo Leonardo
Primeiro orientador: Teixeira, Vítor Hugo
Primeiro membro da banca: Santos, Luciano Mendes dos
Tavares, Gilmar
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Palavras-chave: Biodigestor didático
Biogás
Biofertilizante
Homemade biodigester
Biogas
Biofertilizers
Data da publicação: 30-Out-2014
Referência: METZ, L. V. Construção de um biodigestor caseiro para demonstração de produção de biogás e biofertilizante em escolas situadas em meios urbanos. 2013. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: Nas últimas décadas a humanidade tem se preocupado cada vez mais com as questões ambientais, e de modo particular com a problemática dos combustíveis fósseis, que além de serem fontes de energia não renováveis, são também altamente poluidoras. O biodigestor tem sido visto como uma alternativa muito interessante para as questões ambientais, pois utiliza resíduos que seriam dispensados como lixo para a geração de energia renovável e cujo índice de poluição é baixo quando comparado aos combustíveis fósseis. É importante que se desenvolva desde as séries iniciais em escolas e colégios a consciência do uso racional de energia, e que se fomente as possibilidades de formas alternativas de produção de energia renovável. O uso do biodigestor como um projeto interdisciplinar e multidisciplinar em uma escola ou colégio situado em meio urbano pode contribuir para a formação de uma visão crítica sobre o assunto. O projeto em questão mostra a facilidade de construção e operação de um biodigestor caseiro em que é possível acompanhar diariamente a produção de biogás, entender a relação entre variáveis climáticas, como a temperatura, com a quantidade de biogás produzido e no final do processo observar a formação de biofertilizantes. Neste trabalho não foi possível observar a queima de biogás, pois o metano produzido ficou bem diluído no ar que estava inicialmente na câmara, ainda que a produção de biogás tenha se mantido ao longo de 90 dias.
Abstract: In recent decades humanity has been increasingly concerned with environmental issues, and in particular with the problem of fossil fuels, which in addition to being non-renewable energy sources are also highly polluting. The biodigester has been seen as a very interesting alternative for environmental issues because it uses waste that would be treated as garbage to renewable energy generation and whose pollution index is low compared to fossil fuels. It is important to develop from the early grades in schools and colleges awareness of rational use of energy, and that fosters the possibilities of alternative forms of renewable energy production. The use of the digester as a multidisciplinary and interdisciplinary project at a school or college located in urban areas can contribute to the formation of a critical view on the subject. The project in question shows how easy is the construction and operation of a homemade biodigester where you can track daily biogas production, understand the relationship between climate variables such as temperature, with the amount of biogas produced at the end of the process and observe the formation of biofertilizers. In this work it was not possible to burn biogas for the methane produced was diluted air which was initially in the chamber, even with the production of biogas during the 90 days of the project.
metadata.teses.dc.description: Monografia apresentada à Universidade Federal de Lavras como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formas Alternativas de Energia, para a obtenção do título de Especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4514
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador