Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5196
metadata.teses.dc.title: Proposta de melhoria da interface para o ambiente virtual de aprendizagem moodle
metadata.teses.dc.creator: Soares Netto, Nestor Vicente
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Zambalde, André Luiz
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Esmin, Ahmed Ali Abdalla
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Correia, Luiz Henrique Andrade
Monserrat Neto, José
metadata.teses.dc.description.concentration: Interface homem-máquina e Desenvolvimento web
metadata.teses.dc.subject: Inteface homem-máquina
IHM
Interface homem-computador
IHC
Usabilidade
Desenvolvimento de interface
LMS
AVA
Moodle
Human-machine interface
HMI
Human-computer interaction
HCI
Usability
Interface development
LMS
metadata.teses.dc.date.issued: 17-Mar-2015
metadata.teses.dc.identifier.citation: SOARES NETO, N. V. Proposta de melhoria da interface para o ambiente virtual de aprendizagem moodle. 2008. 54 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
metadata.teses.dc.description.resumo: A utilização dos Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS) vem crescendo gradualmente, principalmente do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Ampliou-se também a participação do usuário, especificamente no que diz respeito a fatos como expressar e oferecer suas opiniões, e contribuir com os sistemas computacionais. Este trabalho tem como foco a área de Interface Homem-Computador, especificamente usabilidade e design para interfaces web. Realizou-se um estudo sobre o ambiente Moodle, considerando a análise de sua interface, para posterior proposta de melhorias a serem aplicadas, tendo como base a ferramenta Moodle utilizada nos cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras. Os estudos, análises e propostas foram fundamentados nas heurísticas de Nielsen e regras de ouro de Schneiderman, nos quais se pode identificar problemas de usabilidade e recomendar uma interface mais amigável ao usuário, principal objetivo desta monografia.
metadata.teses.dc.description.abstract: The use of Learning Management System (LMS) is growing gradually, mainly in Moodle learning virtual environment. It also expanded the participation of the user, specifically with regard how to express and offer their opinions, and help with computer systems. This study focuses on the area of Human-Computer Interface, specifically Usability and Design for Web interfaces. A study was conducted on the Moodle environment, considering the analysis of its interface, for further improvements proposed to be applied, based on the Moodle tool used in graduate courses at the Federal University of Lavras. The studies, analysis and proposals were based on heuristics of Nielsen and gold rules from Schneiderman, where you can identify problems and recommend usability of an interface more user-friendly, the main goals of this monograph.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5196
metadata.teses.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
apresentacao.pdfApresentação da monografia3,73 MBAdobe PDFView/Open
Artigo_Nestor.docArtigo da monografia1,27 MBMicrosoft WordView/Open
MONOGRAFIA_Proposta_de_melhoria_da_interface_para_o_ambiente_virtual_de_aprendizagem_moodle.docMonografia4,25 MBMicrosoft WordView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.