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Título: Mudanças e lógicas institucionais: um estudo sobre trabalhos institucionais no campo da cachaça de alambique em Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Institutional change and logics: a study on institutional work in the field of alembic cachaça in Minas Gerais
Autor : Paiva, André Luiz de
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4280120446698929
Primeiro orientador: Brito, Mozar José de
Primeiro membro da banca: Borges, Alex Fernando
Segundo membro da banca: Morais, César Augusto Tureta de
Terceiro membro da banca: Pinheiro, Daniel Calbino
Quarto membro da banca: Antonialli, Luiz Marcelo
Palavras-chave: Cachaça de alambique
Lógicas institucionais
Trabalho institucional
Mudança institucional
Agência
Materialidade
Cachaça artesanal
Minas Gerais
Alembic cachaça
Institutional logics
Institutional work
Institutional change
Agency
Materiality
Artisanal cachaça
Minas Gerais state (Brazil)
Data da publicação: 7-Mar-2024
Agência(s) de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Referência: PAIVA, A. L. de. Mudanças e lógicas institucionais: um estudo sobre trabalhos institucionais no campo da cachaça de alambique em Minas Gerais. 2021. 121 p. Tese (Doutorado em Administração)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A cachaça de alambique é considerada um patrimônio cultural do estado de Minas Gerais. Entretanto, durante sua trajetória centenária, o consumo desta bebida esteve envolto em contextos de grande popularidade e, ao mesmo tempo, estigmas negativos. Desde o início da década de 1980, um conjunto de agentes tem se engajado buscando produzir mudanças no campo institucional que constitui este mercado. Considerando que este arranjo é marcado por diferentes lógicas, moldadas por trabalhos institucionais, este estudo teve como objetivo geral compreender o trabalho institucional de construção, reparação e interrupção de lógicas institucionais do mercado da cachaça de alambique em Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada em uma perspectiva interpretativista, a partir da coleta de dados documentais e da condução de entrevistas narrativas em profundidade com diferentes sujeitos deste campo. Estes dados foram analisados seguindo o método da análise temática de conteúdo. Para a compreensão dessa dinâmica institucional procedeu-se uma demarcação do contexto sócio-histórico do campo da cachaça de alambique em Minas Gerais particularizando as lógicas institucionais características deste mercado até o início da década de 1980. Entende-se que, naquele recorte temporal, as lógicas de maior proeminência eram: lógica da produção tradicional, lógica da moralidade, lógica regulatória e lógica da informalidade. A partir de 1982, por meio da liderança institucional de alguns sujeitos interessados em promover transformações nesse campo, emergiram diferentes tipos de trabalhos institucionais interessados na construção, reparação e interrupção de lógicas institucionais. Notadamente, destacam-se os trabalhos de: construção da lógica da coletividade; construção da lógica técnico-científica; reparação da lógica da produção tradicional; reparação da lógica regulatória; reparação da lógica da moralidade e interrupção da lógica da informalidade. Na realização destes esforços, foram empenhados diferentes tipos de trabalhos institucionais, tais como trabalhos políticos, técnicos, culturais, de comunicação, de padronização, de fronteira, entre outros. Estes trabalhos produziram efeitos no campo e provocaram respostas diversas por parte dos agentes. A pesquisa revela como a mudança institucional ocorre em um mercado de produtos típicos. Nesse sentido, tanto agentes periféricos quanto centrais se empenharam em práticas estratégicas. Identificou-se que existiu uma certa interdependência na ordem dos esforços. Alguns tipos de trabalhos institucionais (especialmente os de criação das lógicas da coletividade e técnico-científica) foram essenciais para que outros fossem realizados (a exemplo dos trabalhos de reparação). Ressalta-se, ainda, que a dinâmica deste mercado foi marcada pela agência (considerando uma perspectiva multidimensional para este conceito) dos sujeitos envolvidos e pela materialidade que permitiu que trabalhos e lógicas institucionais fossem promulgados. Esta tese serve como referência para que avanços ocorram no campo do institucionalismo organizacional, especialmente a partir da relação entre trabalho e lógicas institucionais e da compreensão dos trabalhos de reparação de lógicas, bem como da constituição de instituições de mercado. Por fim, a realidade da cachaça de alambique em Minas Gerais é um importante caso de mudança, o qual pode contribuir para um entendimento mais substancial destes processos em outros campos institucionais.
Abstract: The alembic cachaça is considered a cultural heritage of the state of Minas Gerais. However, during its centenary trajectory, the consumption of this drink was involved in contexts of great popularity and, at the same time, negative stigmas. Since the beginning of the 1980s, a group of agents has been engaged seeking to produce changes in the institutional field that constitute this market. Considering that this arrangement is marked by different logics, shaped by institutional work, this study aimed to understand the institutional work of construction, repair and interruption of institutional logics in the still cachaça market in Minas Gerais. Therefore, qualitative research was conducted, based on an interpretive perspective, from the collection of documentary data and conducting in-depth narrative interviews with different subjects in this field. These data were analyzed following the thematic content analysis method. To understand this institutional dynamic, a demarcation of the socio-historical context of the still cachaça field in Minas Gerais was conducted, particularizing the institutional logics characteristic of this market until the beginning of the 1980s. The most prominent logics were logic of traditional production, logic of morality, regulatory logic, and logic of informality. From 1982, through the institutional leadership of some subjects interested in promoting changes in this field, several types of institutional work emerged, interested in the construction, repair and interruption of institutional logics. Notably, the following works stand out: construction of the logic of collectivity; construction of technical- scientific logic; repair of the logic of traditional production; repair of regulatory logic; repair of the logic of morality and interruption of the logic of informality. In conducting these efforts, several types of institutional work were undertaken, such as political, technical, cultural, educational, standardization, border work, among others. These works produced effects in the field and provoked different responses from agents. The research reveals how institutional change takes place in a typical product market. In this sense, both peripheral and central agents engaged in strategic practices. It was identified that there was a certain interdependence in the order of efforts. Some types of institutional work (especially the creation of collective and technical-scientific logics) were essential for others to be conducted (such as repair work). It is noteworthy, still, that the dynamics of this market was marked by the agency (considering a multidimensional perspective for this concept) of the subjects involved and by the materiality that allowed institutional works and logics to be promulgated. This thesis serves as a reference for advances to occur in the field of organizational institutionalism, especially from the relationship between work and institutional logics and the understanding of the work of repairing logics, as well as the constitution of market institutions. Finally, the reality of still cachaça in Minas Gerais is an important case of change, which can contribute to a more substantial understanding of these processes in other institutional fields.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58985
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Doutorado (Teses)



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