Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Alessandra Cândida Quirino do-
dc.date.accessioned2024-03-15T14:01:29Z-
dc.date.available2024-03-15T14:01:29Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, A. C. Q. do. Buracos negros e eletricidade: despertando e analisando a curiosidade em estudantes do ensino fundamental do projeto Curumim de Nepomuceno. 2024. 42 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Ambiental)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58996-
dc.description.abstractScientific research is a set of actions proposed to find solutions to a problem. The teachinglearning process, centered on the transmission and reception of scientific knowledge, is a problem and should give way to the construction of knowledge, involving a conceptual profile change for students and educators regarding scientific activity. With this, the aim was to understand the impact of science education, with an emphasis on astronomy, electricity, and concepts related to black holes, on the development of scientific and environmental education for elementary school students. Starting with an educational project in the municipality of Nepomuceno, we initially sought to arouse children's curiosity about astronomy, the moon, the sun, black holes and electricity. In addition, we developed other integrating activities, such as building a community vegetable garden. As the project progressed, significant changes were observed in education concepts. In this context, reflected on the importance of an educational approach that promotes learning through exploration and playfulness. There was a recognition that learning is more effective when students have the opportunity to actively engage, play, and explore complex scientific concepts. Additionally, we analyze how the "CURUMIM de Nepomuceno"project contributes to the formation of citizens who are more aware of the relationship between science, society, and the environment, encouraging curiosity and interest in the world around them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBuraco negropt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectBlack holept_BR
dc.subjectElectricitypt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.titleBuracos negros e eletricidade: despertando e analisando a curiosidade em estudantes do ensino fundamental do projeto Curumim de Nepomucenopt_BR
dc.title.alternativeBlack holes and electricity: awakening and analyzing curiosity in elementary school students from the Curumim project in Nepomucenopt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Científica e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rosso, Karen Luz Burgoa-
dc.contributor.referee1Nogales Vera, José Alberto Casto-
dc.contributor.referee2Martins, Laysa Gonçalves-
dc.description.resumoA pesquisa científica é um conjunto de ações propostas para encontrar soluções para um problema. O processo de ensino-aprendizagem, centrado na transmissão e recepção do conhecimento científico, é um problema e deve ceder lugar à construção do conhecimento, envolvendo uma mudança de perfil conceitual dos educandos, educandas e educadoras em relação à atividade científica. Com isso, objetivou-se entender o impacto do ensino de ciências, com ênfase em astronomia, eletricidade e conceitos relacionados a buracos negros, no desenvolvimento da educação científica e ambiental de estudantes do Ensino Fundamental. Partindo de um projeto educacional no município de Nepomuceno, buscou-se, inicialmente, despertar a curiosidade das crianças em relação à Astronomia, a lua, o sol, buracos negros e eletricidade. Além disso, desenvolveu-se outras atividades integradoras, como a construção de uma horta comunitária. À medida que o projeto avançou, foram observadas mudanças significativas nas concepções de educação. Neste contexto, refletiu-se sobre a importância de uma abordagem de ensino que promova a aprendizagem por meio da exploração e da ludicidade. Houve o reconhecimento de que o aprendizado se dá de maneira mais eficaz quando os estudantes têm a oportunidade de se envolver ativamente, brincando e explorando conceitos científicos complexos. Além disso, analisou-se como o projeto "CURUMIM de Nepomuceno" contribui para a formação de cidadãos mais conscientes da relação entre ciência, sociedade e meio ambiente, incentivando a curiosidade e o interesse pelo mundo que os cerca.pt_BR
dc.publisher.departmentNão especifica vinculação com nenhum departamentopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Científica e Ambiental - Mestrado (Dissertação)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons