Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/7323
metadata.revistascielo.dc.title: Quantificação de ácido alfa-linolênico em caules e folhas de linho (Linum usitatissimum L.) colhidos em diferentes estágios de desenvolvimento
metadata.revistascielo.dc.creator: Aguiar, Ana Carolina de
Aguiar, Sílvia Cristina de
Boroski, Marcela
Souza, Nilson Evelázio de
Matsushita, Makoto
Visentainer, Jesuí Vergílio
metadata.revistascielo.dc.subject: Ômega-3
Ácidos graxos
Atividade antioxidante
DPPH
metadata.revistascielo.dc.publisher: Editora da Universidade Federal de Lavras
metadata.revistascielo.dc.date: 1-Dec-2010
metadata.revistascielo.dc.identifier.citation: AGUIAR, A. C. de et al. Quantificação de ácido alfa-linolênico em caules e folhas de linho (Linum usitatissimum L.) colhidos em diferentes estágios de desenvolvimento. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 34, n. 6, p. 1500-1506, dez. 2010.
metadata.revistascielo.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi quantificar o ácido alfa-linolênico [LNA, 18:3 (n-3)], avaliar a composição centesimal das folhas e caules de linho (Linum usitatissimum L.) submetidos à secagem e colhidos em diferentes estágios de desenvolvimento (40, 80 e 120 dias), e determinar o potencial antioxidante das folhas colhidas aos 80 dias através do teste com o radical DPPH. As folhas obtiveram maiores teores de cinzas, proteína e lipídios totais em relação aos caules. Tanto as folhas quanto os caules apresentaram razões de AGPI/AGS e n-6/n-3 dentro dos valores considerados adequados para a alimentação. Os caules colhidos nos diferentes tempos não apresentaram diferenças significativas (P<0,05), quanto ao teor de LNA. As folhas colhidas aos 80 dias apresentaram a maior concentração de LNA, correspondendo a 1,262,36 mg/100g de folhas desidratadas. Os diferentes extratos (metanólico, butanólico, acetato e aquoso) foram eficientes na inibição do radical DPPH, com destaque para as frações butanólica e acetato, sendo os valores de IC50 de aproximadamente 42ppm para as duas frações. Tais resultados evidenciaram a atividade antioxidante e potencial nutritivo das folhas e caules de linho para futuro uso na alimentação animal e humana.
metadata.revistascielo.dc.identifier: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542010000600021
metadata.revistascielo.dc.language: pt
Appears in Collections:Ciência e Agrotecnologia

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.