Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9017
metadata.ojs.dc.title: Questão ambiental, agricultura e mudanças de paradigmas: o ecodesenvolvimento, a agricultura sustentável e a biotecnologia
metadata.ojs.dc.creator: Carrieri, Alexandre de Pádua
metadata.ojs.dc.publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
metadata.ojs.dc.date: 11-Apr-2011
metadata.ojs.dc.identifier.citation: CARRIERI, A. de P. Questão ambiental, agricultura e mudanças de paradigmas: o ecodesenvolvimento, a agricultura sustentável e a biotecnologia. Caderno de Administração Rural, Lavras, v. 9, n. 1, p. 10-24, jan./jun. 1997.
metadata.ojs.dc.description.resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre a questão ambiental, a agricultura e as mudanças de paradigmas, tanto econômicos - ecodesenvolvimento -, como tecnológicos - agricultura sustentável e biotecnologia. O objetivo do trabalho é estudar, frente ao desgaste do atual padrão tecnológico no que diz respeito ao meio ambiente, as duas trajetórias tecnológicas acima mencionadas, que têm propostas diferentes para a solução da questão ambiental. Observou-se que, como toda construção social, o ecodesenvolvimento vai se definindo paulatinamente e progressivamente, contudo de uma forma desigual. O que é considerado sustentável para os países centrais não é o mesmo para os da periferia. Assim, o ecodesenvolvimento e a proposta representada pela Agricultura Sustentável procurariam manter e (re)criar formas - não artificiais - de relações homem-natureza, buscando assentar e manter o homem no campo sem perda de sua identidade como sujeito e resgatar sistemas produtivos criados através de experiências singulares (e isoladas). Enfim constata-se que uma proposta poderia resultar na redefinição das relações entre homem e natureza no sentido de romper o antropocentrismo predominante o que resultaria na implantação de um novo padrão de soluções tecnológicas a serem utilizadas na agricultura e na sociedade, resultando na implantação de um novo paradigma. Já a outra proposta, estaria atrelada ao discurso ecológico denominado de oficial, onde a previsão da catástrofe ambiental, o esgotamento dos recursos naturais, etc... revestiriam a problemática ecológica. Assim, os novos caminhos (bio)tecnológicos viriam até para oferecer mudanças no paradigma atual, mas primeiramente possibilitariam tuna recondução do capital à uma agricultura mais sustentável e conforme as expectativas do desenvolvimento industrial.
metadata.ojs.dc.identifier: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/124
metadata.ojs.dc.language: por
Appears in Collections:Organizações Rurais & Agroindustriais

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.