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metadata.artigo.dc.title: Opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça
metadata.artigo.dc.title.alternative: Consumers’ opinion and views on packaging and labels of cachaça
metadata.artigo.dc.creator: Carneiro, João de Deus Souza
Minim, Valéria Paula Rodrigues
Chaves, Jose Benicio Paes
Silva, Carlos Henrique Osório
Regazzi, Adair José
metadata.artigo.dc.subject: Focus group
Packaging
Competitiveness
Consumer
Behavior
Cachaça
metadata.artigo.dc.publisher: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
metadata.artigo.dc.date.issued: 25-Aug-2009
metadata.artigo.dc.identifier.citation: CARNEIRO, J. D. S. et al. Opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 30, n.3, p. 669-673, jul./ set. 2010.
metadata.artigo.dc.description.resumo: A técnica de grupo de foco foi utilizada para obter informações detalhadas a respeito das opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça. Objetivou-se gerar informações para os produtores do setor de cachaça e aumentar a competitividade desse produto no mercado. Foram realizadas três sessões de 90 minutos com oito participantes em cada. Quatro embalagens de cachaça foram apresentadas, separadamente e, para cada apresentação, foi seguido um roteiro de perguntas, previamente elaborado. Verificou-se que os participantes não aprovam a garrafa de vidro de cor âmbar com tampa metálica tipo coroa (igual à da garrafa de cerveja) para acondicionar cachaça, porém preferem a garrafa de vidro incolor com capacidade igual a 700 mL e com tampa metálica rosqueável e ilustrações do rótulo que estejam relacionadas com o processo produtivo de cachaça. A marca, selos de qualidade, premiações recebidas e as informações a respeito do local onde a cachaça foi produzida, do tempo de envelhecimento e do tipo de madeira do tonel no qual a cachaça foi envelhecida também influenciam na compra de cachaça. Observou-se ainda que os participantes apresentaram um padrão de preferência, sendo a maioria influenciada pelos mesmos fatores, no momento da compra de cachaça.
metadata.artigo.dc.description.abstract: The focus group technique was used to obtain detailed information about the consumers’ opinion and views on packaging and labels of cachaça to generate information for cachaça producers and increase the competitiveness of this product on the market. Three 90 minute- panel sessions with eight participants each were held. Four different packages of cachaça were presented separately, and each presentation was followed by a set of questions previously elaborated. It was found that the panelists disliked the amber glass bottle with metal crown caps (similar to the beer‘s bottle cap). Nevertheless, it was noted a preference for the transparent glass bottle, 700 mL capacity, with screw top and label illustrations related to the cachaça’s productive process. Details such as brand, quality seals, awards received and information about the place where the cachaça was produced, ageing, and the type of wood of the barrel in which the cachaça was aged influence the purchase of cachaça. It was also observed that the panelists presented a preference standard; the majority was influenced by the same factors at the time of purchase of cachaça.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9507
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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