dissertação

Eficiência e diversidade molecular de fungos e bactérias mineralizadoras de fitato isolados da rizosfera de linhagens de milho

Carregando...
Imagem de Miniatura

Notas

Editores

Coorientadores

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Faculdade, Instituto ou Escola

Departamento

Programa de Pós-Graduação

PPBV - Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal

Agência de fomento

Tipo de impacto

Áreas Temáticas da Extenção

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Dados abertos

Resumo

Fósforo (P) é primordial para o crescimento e o desenvolvimento dos vegetais. No solo, uma proporção significativa de P está na forma orgânica (50-80%), sendo que aproximadamente metade deste corresponde ao ácido fítico. Microrganismos produtores de fitase são essenciais para uma maior disponibilidade do P orgânico para a planta. O objetivo deste estudo foi a caracterização molecular de microrganismos isolados da rizosfera de plantas de milho coletadas ao acaso, capazes de mineralizar o fitato (Na-IHP), bem como da rizosfera de plantas eficientes e ineficientes para o uso de P, cultivadas em solo com alta e baixa disponibilidade de Pi. Em meio liquido foi encontrado uma atividade mineralizadora de fitato entre 0,3 a 99% para fungos e bactérias, isolados a partir de solo rizosférico coletado ao acaso. A eficiência de liberação de Pi neste grupo de microrganismos, variou de 0,39 a 21% para fungos e de 0,54 a 2,10% para bactérias. Os microrganismos isolados da rizosfera de plantas de milho eficientes e ineficientes para o uso de P, apresentaram um perfil similar para a mineralização de Na-IHP, sendo que 54% dos fungos e 76% das bactérias foram capazes de mineralizar mais de 50% do fitato. Para a caracterização molecular dos microrganismos isolados, DNA total foi extraído e amplificado por PCR utilizando os primers universais para rDNA (ITS1 / ITS4 para fungos; F968 / R1401 para bactérias). Em seguida os fragmentos amplificados foram seqüenciados utilizando ABI 3100. As seqüências obtidas foram analisadas e comparadas com seqüências depositadas no GenBank Nucleotide Database utilizando os programas BLAST e Clustal 1.6. Dentre os microrganismos estudados, foram encontrados fungos mineralizadores de fitato dos gêneros Aspergillus, Penicillium, Eupenicillium, Paecilomyces e Fusarium; bactérias dos gêneros Bacillus e Pseudomonas.

Abstract

Descrição

Área de concentração

Biotecnologia Vegetal

Agência de desenvolvimento

Palavra chave

Marca

Objetivo

Procedência

Impacto da pesquisa

Resumen

ISBN

DOI

Citação

Silva, P. G. Eficiência e diversidade molecular de fungos e bactérias mineralizadoras de fitato isolados da rizosfera de linhagens de milho. 2008. 44 p. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.

Link externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por