dissertação
Avaliação in vitro do potencial probiótico de leveduras e o uso na elaboração de uma bebida fermentada a base de soro de leite e suco de beterraba
Carregando...
Notas
Data
Autores
Orientadores
Editores
Coorientadores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Lavras
Faculdade, Instituto ou Escola
Departamento
Departamento de Biologia
Programa de Pós-Graduação
Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola
Agência de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extenção
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados abertos
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a avaliação do potencial probiótico de cepas de kluyveromyces lactis, previamente isoladas de Queijo da Serra da Canastra, considerando sua capacidade de resistência à passagem pelo trato gastrointestinal simulado e propriedades de adesão, além de efeitos funcionais como inibição à patógenos entéricos, atividade antioxidante e produção/atividade enzimática de β-galactosidase. A levedura selecionada foi ainda aplicada na elaboração de uma bebida fermentada à base de soro de leite e suco de beterraba. Todas as cepas mantiveram viabilidade acima de 75% após exposição aos sucos gástrico e duodenal simulado. Com exceção da levedura B51, cuja taxa de autoagregação foi de 34,51%, todas as demais apresentaram resultados superiores a 84% em 24h. Destas, apenas duas leveduras (B9 e C16) apresentaram taxas de hidrofobicidade superiores à 60%, com atividade de β-galactosidade em pH 6 de 1,08 ± 0,22 e 0,96 ± 0,13 U/g, respectivamente. A levedura B9 selecionada foi com base em seu bom desempenho nos testes de viabilidade, adesão e produção de β-galactosidade, sendo utilizada na elaboração de bebidas fermentadas a base de suco de beterraba e soro de leite concentrado e não concentrado. Os carboidratos foram mensurados por HPLC e as propriedades antioxidantes avaliadas após o período de fermentação (120h) nos tempos 0 e 21 dias de armazenamento sob refrigeração pela porcentagem de inibição de DPPH e pelo método de Folin-Ciocalteu, tendo os resultados expressos µg de Equivalentes de Ácido Gálico (EAG) /mL. O suco apresentou interessantes propriedades antioxidantes com inibição de DPPH entre 52,75% a 96,93% no tempo inicial e 38,69% a 81,02% no tempo final de armazenamento, com concentrações de fenólicos totais entre 113,88 a 304,96 (T0) e 102,75 a 291,61 µg EAG/mL (T21). Além da eliminação total da lactose nas bebidas com soro concentrado (SC A e SC B) e com soro diluído (NW B) com redução à 1,99g/L em uma das bebidas com soro diluído (NW A), mostrando ser um produto inovador com propriedades funcionais.
Abstract
Indisponível.
Descrição
Área de concentração
Agência de desenvolvimento
Palavra chave
Marca
Objetivo
Procedência
Impacto da pesquisa
Resumen
ISBN
DOI
Citação
OLIVEIRA, D. R. Avaliação in vitro do potencial probiótico de leveduras e o uso na elaboração de uma bebida fermentada a base de soro de leite e suco de beterraba. 2018. 54 p. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
