dissertação
CleanGame: uma abordagem gamificada para detecção de code smells
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Universidade Federal de Lavras
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Departamento de Ciência da Computação
Programa de Pós-Graduação
Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Agência de fomento
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extenção
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados abertos
Resumo
Refatoração é o processo de transformar a estrutura interna do código existente sem alterar seu comportamento observável. Muitos estudos mostraram que a refatoração aumenta a facilidade na manutenção e a compreensibilidade do programa. Devido a esses benefícios, é reconhecida como uma prática recomendada na comunidade de desenvolvimento de software. No entanto, antes das atividades de refatoração, os desenvolvedores precisam procurar essas oportunidades, ou seja, serem capazes de identificar codesmells, que são essencialmente instâncias de design inadequado e opções de implementação mal consideradas que podem prejudicar a capacidade de manutenção e a compreensão do código. No entanto, a identificação do codesmells ainda é negligenciada no currículo de Ciência da Computação, recentemente, os educadores de Engenharia de Software iniciaram a exploração da gamificação, o que implica o uso de elementos de jogo em contextos não relacionados, para melhorar os resultados instrucionais em contextos educacionais. O potencial da gamificação reside em apoiar e motivar os alunos, aprimorando o processo de aprendizagem e seus resultados. Desta forma, este trabalho irá avaliar até que ponto esta alegação é válida no contexto do reforço pós-treinamento. Para esse fim, foi implementado e desenvolvido o CleanGame, que é uma ferramenta gamificada que cobre um aspecto importante do currículo da refatoração: identificação do codesmells, para fins de validação foi realizado um experimento envolvendo 18 participantes para investigar a eficácia da gamificação no contexto do reforço pós-treinamento. Assim obteve-se como resultado, que os participantes, em média, conseguiram identificar o dobro de codesmell durante o reforço da aprendizagem com uma abordagem gamificada em comparação com uma não gamificada. Além disso, foi administrada uma pesquisa de atitude pós-experimento aos participantes, em que a maioria demostrou uma atitude positiva com relação ao CleanGame.
Abstract
Refactoring is the process of transforming the internal structure of existing code without changing its observable behavior. Many studies have shown that refactoring increases program
maintainability and understandability. Due to these benefits, refactoring is recognized as a
best practice in the software development community. However, prior to refactoring activities, developers need to look for refactoring opportunities, i.e., developers need to be able to
identify code smells, which essentially are instances of poor design and ill-considered implementation choices that may hinder code maintainability and understandability. However, code
smell identification is overlooked in the Computer Science curriculum. Recently, Software Engineering educators have started exploring gamification, which entails using game elements in
non-game contexts, to improve instructional outcomes in educational settings. The potential
of gamification lies in supporting and motivating students, enhancing the learning process and
its outcomes. We set out to evaluate the extent to which such claim is valid in the context of
post-training reinforcement. To this end, we devised and implemented CleanGame, which is a
gamified tool that covers one important aspect of the refactoring curriculum: code smell identification. We also carried out an experiment involving eighteen participants to probe into the
effectiveness of gamification in the context of post-training reinforcement. We found that, on
average, participants managed to identify twice as much code smells during learning reinforcement with a gamified approach in comparison to a non-gamified approach. Moreover, we
administered a post-experiment attitudinal survey to the participants. According to the results
of such survey, most participants showed a positive attitude towards CleanGame.
Descrição
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Agência de desenvolvimento
Palavra chave
Marca
Objetivo
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Impacto da pesquisa
Resumen
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Citação
SANTOS, H. M. dos. CleanGame: uma abordagem gamificada para detecção de code smells. 2019. 86 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
