TCC

Prazer e sofrimento no trabalho de agentes de saúde em uma unidade da Estratégia Saúde da Família (Esf) no interior de Minas Gerais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Notas

Editores

Coorientadores

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Lavras

Faculdade, Instituto ou Escola

Departamento

Departamento de Administração e Economia

Programa de Pós-Graduação

Agência de fomento

Tipo de impacto

Áreas Temáticas da Extenção

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Dados abertos

Resumo

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição de 1988, veio com intuito de trazer melhorias para a população Brasileira. Seu principal objetivo é diminuir a desigualdade na assistência à saúde, oferecendo atendimento gratuito para toda população. Dessa maneira, a Estratégia Saúde da Família (ESF) assume como uma nova forma de trabalhar a saúde, apresentando a família como centro de atenção e não somente o cidadão doente. O profissional Agente Comunitário de Saúde trabalha na prevenção de doenças e promoção da saúde, a partir de ações educativas realizadas em domicílios ou a coletividades. O presente estudo teve o intuito de compreender, sob a ótica dos agentes comunitários de saúde da (ESF), quais são as principais fontes de prazer e sofrimento vivenciadas no cotidiano de seu trabalho. Este trabalho se norteia nos pressupostos da pesquisa qualitativa de abordagem exploratória. Para tanto, fez-se a coleta das informações, a qual foi realizada por meio da técnica de entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Com isso os dados obtidos nas categorias apresentadas nos trazem alguns aspectos importantes que causam sofrimento aos agentes dentro da organização, como sendo a sobrecarga de trabalho e desvio de função, vimos o excesso de funções que os agentes executam em seu ambiente de trabalho, como a falta de agentes comunitários, o desgaste físico e emocional que vivem em seu ambiente de trabalho, a precariedade ou ausência de materiais básicos para o desempenho de suas funções, as cobranças vindas de usuários, e a incapacidade de atender por não ser de sua competência técnica. E como fonte de prazer demostrado pelos agentes temos a cooperação e senso de equipe que existe entre eles, isso faz com que eles tentem solucionar juntos os problemas dentro da unidade. E por fim, os resultados aqui apresentados e discutidos, espera-se contribuir no propósito de lançar uma luz sobre o quanto é importante olhar para o bem-estar e o conforto de todos dentro de uma organização, buscando assim ampliação desta discussão para os agentes, para que haja políticas públicas que visem melhorias significativas nas condições de trabalho destes agentes, o que, consequentemente, contribuirão para a ressignificação do sofrimento e aumento nas vivências prazerosas.

Abstract

Descrição

Área de concentração

Agência de desenvolvimento

Palavra chave

Marca

Objetivo

Procedência

Impacto da pesquisa

Resumen

ISBN

DOI

Citação

PEREIRA, Larissa Aparecida. Prazer e sofrimento no trabalho de agentes de saúde em uma unidade da Estratégia Saúde da Família (Esf) no interior de Minas Gerais. 2018. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.

Link externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por