Artigo
Educação a distância como possibilidade de qualificação dos recuperandos do sistema prisional
Carregando...
Notas
Data
Orientadores
Editores
Coorientadores
Membros de banca
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Lavras
Faculdade, Instituto ou Escola
Departamento
Programa de Pós-Graduação
Agência de fomento
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extenção
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados abertos
Resumo
Esta pesquisa, de caráter exploratório, abordagem qualitativa tem como participantes recuperandos de uma APAC do interior de Minas Gerais, teve por objetivo investigar as possíveis contribuições da EaD ofertada no âmbito de um sistema prisional para a superação das limitações impostas pela privação da liberdade. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise do conteúdo. Foram elencadas para este estudo três categorias principais: perspectivas, dificuldades e diferenças. Para os apenados a perspectiva em relação a estar cursando uma faculdade é de 78,7% positiva. A comunicação é uma das maiores dificuldades apontadas. Uma das diferenças marcantes para os estudantes é a ausência do professor, 11,2%. A educação é apresentada pelos apenados como desafio e possibilidade. O desafio que é posto é a construção autônoma do conhecimento. Este, por sua vez, parece fazer aflorar valores como compartilhar, autoestima, pertencimento, organização e dedicação.
Abstract
This research is exploratory and qualitative, aimed to investigate the possible contributions of
Distance Education offered within a prison system to overcome the limitations imposed by
the deprivation of liberty. Participants are recovering from a Association for Protection and
Assistance to the Convicted (APAC) in the interior of Minas Gerais. The APAC model is an
attempt to respond the crisis of the Brazilian prison system, with its own methodology, based
on dignity and without losing the focus of punishment, has in its goals the formation of the
inmate as a possibility of inclusion and distance education as one of the strategies for
intellectual and human improvement. To respond to the proposed objective, semi-structured
interviews, content analysis and three main categories - perspectives, difficulties and
differences - were listed in relation to self-perceived changes after insertion in higher
education at a distance. Briefly, we can highlight two striking results: higher education
viewed positively as a possibility for future reintegration into society and; technology as a
means of communication as a difficulty. The data indicated that the challenge is the
autonomous construction of knowledge, since many of them were outside the educational
system and have difficulties arising from the mastery of content, the manipulation of
technologies and the communication model characteristic of distance learning. However, even
with the difficulties noted, formation seems to emerge values such as sharing, self-esteem,
belonging, organization and dedication.
Descrição
Área de concentração
Agência de desenvolvimento
Palavra chave
Marca
Objetivo
Procedência
Impacto da pesquisa
Resumen
ISBN
DOI
Citação
SANTOS, T. T.; MARTINS, R. X.; VIEIRA, E. A. O. Educação a distância como possibilidade de qualificação dos recuperandos do sistema prisional. Revista Devir Educação, Lavras, v. 4, n. 1, p. 222-249, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.176.
Link externo
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como acesso aberto

