TCC

Construção de uma bomba d’água, acionada por roda d’água, construídas com materiais alternativos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Notas

Editores

Coorientadores

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Faculdade, Instituto ou Escola

Departamento

Programa de Pós-Graduação

Agência de fomento

Tipo de impacto

Áreas Temáticas da Extenção

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Dados abertos

Resumo

No último século, a engenharia hidráulica evoluiu muito na construção de projetos cada vez mais complexos, porém, em algumas situações o custo de um sistema para bombeamento de água torna-se inviável para a população de baixa renda. Com isso, observou-se a importância do desenvolvimento de uma bomba de água acionada por roda d’água, leve, barata e adaptável em inúmeras situações. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um sistema de bomba roda d’água que tenha baixo custo e seja de fácil montagem, instalação e manuseio. A bomba foi construída com conexões de PVC e a roda d’água com pneu e tábua, dois troncos de madeira para fixar o sistema. A avaliação da bomba com a roda d’água foi realizada variando o recalque em 10, 20, 30 e 40 metros de altura, com vazão de alimentação da roda d’água de 7,2 l.s-¹, os resultados obtidos mostraram-se coerentes com o esperado, em que a maior vazão foi conseguida com a menor altura de recalque (10 metros).

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.

Área de concentração

Formas Alternativas de Energia

Agência de desenvolvimento

Palavra chave

Marca

Objetivo

Procedência

Impacto da pesquisa

Resumen

Palavras-chave

ISBN

DOI

Citação

SANTOS, R. M. dos. Construção de uma bomba d’água, acionada por roda d’água, construídas com materiais alternativos. 2011. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.

Link externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por