Artigo
Estudo de caso na E.M.E.F. Jarbas G. Passarinho em Itupiranga-PA, das correlações entre o consumo de energia elétrica e a educação ambiental
Carregando...
Notas
Data
Orientadores
Editores
Coorientadores
Membros de banca
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Faculdade, Instituto ou Escola
Departamento
Programa de Pós-Graduação
Agência de fomento
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extensão
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados abertos
Resumo
Ampliar o conhecimento, desenvolver ações com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Jarbas Gonçalves Passarinho – Itupiranga-PA, e destacar a evolução da mudança de hábitos e atitudes com relação ao consumo de energia elétrica que causam impacto ao meio ambiente. O presente estudo foi desenvolvido na Escola Municipal de ensino Fundamental Jarbas Gonçalves Passarinho, durante o período de outubro de 2011 a outubro de 2012, nas turmas de ensino fundamental do 9° ano. A Turma 801 do Ensino fundamental é formada por 40 alunos, desses 23 do sexo feminino e 17 masculino, com idades entre 14 e 16 anos. Os dados foram obtidos através de trabalhos educativos desenvolvidos de acordo com o projeto desenvolvido na escola, como o recolhimento mensal de cada conta de energia elétrica, educação ambiental na sala de aula. Foram desenvolvidas ações educativas nas quais se testou, através de um questionário, o conhecimento inicial e final dos alunos. Atividades realizadas como pesquisas, maquetes, folders, banners, dramatizações e o estudo da conta de luz levaram a um aprendizado significativo. Contudo, a Educação Ambiental trabalhada na escola, fez de simples alunos, agentes multiplicadores de informação na comunidade próxima a escola. E através dela a sociedade transformou-se e agora ela contribui ativamente para a preservação dos recursos ambientais.
Palavras-chave
Abstract
Keywords
Descrição
Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
Área de concentração
Formas Alternativas de Energia
Linha de pesquisa
Agência de desenvolvimento
Marca
Objetivo
Procedência
Impacto da pesquisa
Resumen
ISBN
DOI
Citação
CARRARO, F. G. P. Estudo de caso na E.M.E.F. Jarbas G. Passarinho em Itupiranga-PA, das correlações entre o consumo de energia elétrica e a educação ambiental. 2013. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
