TCC
Solução alternativa para bombeamento de água e automação de sistemas de irrigação
Carregando...
Notas
Data
Autores
Orientadores
Editores
Coorientadores
Membros de banca
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Faculdade, Instituto ou Escola
Departamento
Programa de Pós-Graduação
Agência de fomento
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extenção
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados abertos
Resumo
O uso econômico da água garantirá que políticas e práticas de irrigação sejam sustentáveis, para que no futuro um terço da alimentação mundial possa continuar a vir de 15% da superfície terrestre do planeta. Em algumas regiões do Brasil, existem inúmeras propriedades rurais que não possuem o fornecimento público de energia elétrica. Nesses locais, para que a agricultura irrigada moderna e automatizada possa ser introduzida é necessária a utilização de bombas e equipamentos que dispensam o emprego de energia elétrica. Diante deste cenário, idealizou-se um bombeamento da água de irrigação por um sistema de roda hidráulica, associado à automação da irrigação por gotejamento a partir, apenas, de energia hidráulico-mecânica. Para isso utilizou-se o mesmo princípio do sistema de acionamento automático para aspersão em malha, desenvolvido por Grah (2011) 1. O objetivo do presente trabalho foi demonstrar a viabilidade técnica de uma alternativa para o bombeamento de água para uma irrigação automatizada sem uso de energia elétrica. O equipamento de automação desenvolvido para aspersão em malha, também pode ser utilizado para sequenciar parcelas de irrigação localizada. Os resultados revelaram que o sequenciador automático é uma alternativa técnica viável, que pode ser aplicada em propriedades de pequeno e médio porte que não possuem disponibilidade de energia elétrica.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
Área de concentração
Formas Alternativas de Energia
Agência de desenvolvimento
Palavra chave
Marca
Objetivo
Procedência
Impacto da pesquisa
Resumen
Palavras-chave
ISBN
DOI
Citação
GRAH, V.F. Solução alternativa para bombeamento de água e automação de sistemas de irrigação. 2013. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
