Artigo
O ensino da leitura literária na escola básica: perspectivas e desafios a partir da BNCC
Carregando...
Notas
Data
Orientadores
Editores
Coorientadores
Membros de banca
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade de São Paulo
Faculdade, Instituto ou Escola
Departamento
Programa de Pós-Graduação
Agência de fomento
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extenção
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados abertos
Resumo
Antonio Candido, no texto O direito à literatura, defende que a leitura do texto literário promove uma experiência humanizadora à medida que o indivíduo tende a se tornar mais empático diante das mais diferentes realidades. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é homologada em 2017, oferecendo aos professores da educação básica orientações que dialogam com o posicionamento de Candido. Todavia, entra em contradição em suas diretrizes, se distanciando da compreensão do texto literário enquanto material estético. Assim, este artigo promove uma discussão sobre a especificidade do texto e da leitura literária que auxilie o professor na sua prática de sala de aula e ainda reflete sobre as perspectivas e desafios presentes na BNCC no que se refere ao ensino da leitura literária como forma de promover aulas de literatura mais emancipadoras.
Abstract
Antonio Candido, in the text The right to literature, argues that literary text reading
promotes a humanizing experience as the individual tends to become more empathetic in
the face of the most different realities. The Common National Curriculum Base (BNCC)
was approved in 2017, providing teachers guidelines that dialogue with Candido´s
positioning. However, it contradicts its guidelines, distancing itself from the
understanding of the literary text as aesthetic material. Therefore, this work promotes a discussion on the specificity of text and literary reading that helps the teacher in his/her
classroom practice and also reflects on the perspectives and challenges present at BNCC
with regard to the teaching of literary reading as a way to promote more emancipatory
literature classes.
Descrição
Área de concentração
Agência de desenvolvimento
Palavra chave
Marca
Objetivo
Procedência
Impacto da pesquisa
Resumen
ISBN
DOI
Citação
PORTOLOMEOS, A.; NEPOMUCENO, S. V. R. O ensino da leitura literária na escola básica: perspectivas e desafios a partir da BNCC. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 4-20, jan./abr. 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p4-20.
Link externo
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution 4.0 International

