Um ensaio teórico sobre o conceito de disrupção e a criação de novos mercados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Notas

Data

Orientadores

Coorientadores

Membros de banca

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Faculdade, Instituto ou Escola

Departamento

Programa de Pós-Graduação

Agência de fomento

Tipo de impacto

Áreas Temáticas da Extenção

Objetivos do desesenvolvimento sustentável

Dados abertos

Resumo

Introdução/Problematização: A teoria da tecnologia disruptiva é uma das teorias mais influentes sobre como empresas e indústrias respondem à mudança tecnológica. Com o passar dos anos a teoria das inovações disruptivas sofreu alterações em relação a seu conceito inicial, o que levou a teoria a ser aplicada em diferentes contextos. Em dissonância, a literatura acadêmica ainda não forneceu uma imagem clara do impacto da inovação disruptiva em novos mercados. Objetivo/proposta: Este ensaio teórico busca revisitar o conceito de disrupção que afeta as estruturas existentes do mercado principal e/ou cria uma oportunidade para um novo mercado. Dessa forma, este ensaio busca rever o conceito de inovação disruptiva apresentado na literatura e apresentar uma perspectiva acadêmica da disrupção e criação de novos mercados. Procedimentos Metodológicos (caso aplicável): Ensaio Teórico sobre a teoria da Disrupção. Principais Resultados: Este artigo revisita a teoria da disrupção e apresenta a evolução do seu conceito. Como a disrupção rompe com os padrões tecnológicos e de modelo de negócios existentes, a disrupção coloca em confronto a existência de um novo mercado com o padrão de mercado atual, até a ocorrência de uma nova ordem. Apesar de diferentes conceitos empregados, uma nova arquitetura de valor encontrada na maioria das propostas, a disrupção é encontrada no desenvolvimento de novas tecnologias disruptivas e sua integração novos modelos de negócios. Considerações Finais/Conclusão: Este ensaio teórico apresenta uma recapitulação da teoria das inovações disruptivas, seus diferentes conceitos presentes na literatura, sua não conformidade com os modelos, padrões e mercados vigentes, e seu potencial de afetar estruturas de mercado existente e criar novos mercados. Propõe-se aqui que as definições de inovação disruptiva englobem os conceitos de tecnologia, modelo de negócios e proposta de valor, o que poderia trazer um norte mais específico para o desenvolvimento futuro da teoria. Contribuições do Trabalho: Propomos um maior entendimento da teoria a respeito da disrupção e criação de novos mercados como pensamento estratégico. A preparação e adaptação para chegada das disrupções pode ser o fator decisivo na sobrevivência das organizações. A disrupção pode oferecer oportunidades e cabe as organizações responder com modelos de negócios que possam desenvolver o conceito dentro dos novos mercados que estão sendo criados. Este ensaio teórico busca contribuir com o melhor entendimento do conceito de inovações disruptiva, principalmente com seu impacto no desenvolvimento de novos mercados.

Abstract

Descrição

Área de concentração

Agência de desenvolvimento

Palavra chave

Marca

Objetivo

Procedência

Submitted by Eliana Bernardes (eliana@biblioteca.ufla.br) on 2022-09-14T18:13:58Z No. of bitstreams: 0
Approved for entry into archive by Eliana Bernardes (eliana@biblioteca.ufla.br) on 2022-09-14T18:14:06Z (GMT) No. of bitstreams: 0
Made available in DSpace on 2022-09-14T18:14:06Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2022

Impacto da pesquisa

Resumen

ISBN

DOI

Citação

SILVA, J. P. N. da; GRÜTZMANN, A.; OLIVEIRA, C. C. de. Um ensaio teórico sobre o conceito de disrupção e a criação de novos mercados. In: CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO, 14., 2022, Volta Redonda. Anais [...]. [s.l.]: Universidade Federal Fluminense, 2022.

Link externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por