Artigo
Caracterização e avaliação de solos presentes no campus da Universidade Federal de Lavras para a produção de tijolos de solo cimento
Carregando...
Notas
Data
Orientadores
Editores
Coorientadores
Membros de banca
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado de Minas Gerais
Faculdade, Instituto ou Escola
Departamento
Programa de Pós-Graduação
Agência de fomento
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extenção
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados abertos
Resumo
Introdução: O campus da Universidade Federal (UFLA) Lavras constitui uma área com diversos tipos de solos ainda pouco pesquisados. Um maior conhecimento destes solos será de fundamental importância, por exemplo, para a escolha das melhores áreas para produção de tijolos de solo cimento.
Objetivo: Realizar a caracterização geotécnica de dois tipos de solos existentes na UFLA a fim de avaliar seu potencial para produção de tijolos solo cimento.
Métodos: Para a realização deste estudo foram escolhidos dois locais, de acordo com uma literatura existente, a partir do critério de maiores teores de areia. Posteriormente, estes dois solos foram caracterizados e avaliados quanto a sua granulometria, limite de liquidez (LL), limite de plasticidade (LP), massa especifica aparente (ρ) e compactação. Uma análise microscópica também foi realizada empregando as técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia por dispersão de elétrons (EDS) a fim de verificar a área superficial e elementos químicos dos maciços.
Resultados: Os resultados demonstraram que os solos possuem grandes concentrações de alumínio e oxigênio em sua composição química. A sua microestrutura demonstrou microfraturas devido a uma pequena quantidade de úmidade; a inserção de um elemento cimentante ao solo poderá ajudar a evitar esse fenômeno. Os limites de consistência e parâmetros advindos das curvas de compactação se mostraram dentro dos limites normativos para a produção de tijolo solo cimento.
Conclusão: Ambos os maciços estudados apresentaram boas porcentagens de areia e por isso são materiais ideais na produção de tijolo solo cimento.
Abstract
Introduction: The campus of the Federal University (UFLA) Lavras is an area with several types of soils
that are still poorly researched. A greater knowledge of these soils will be of fundamental importance,
for example, for the choice of the best areas for the production of soil cement bricks.
Objective: To carry out the geotechnical characterization of two types of soils existing at UFLA in order
to evaluate their potential for the production of soil-cement bricks. Methods: For this study, two locations were chosen, according to an existing literature, from the
criterion of greater sand contents. Subsequently, these two soils were characterized and evaluated for
their granulometry, liquidity limit (LL), plasticity limit (LP), apparent mass (ρ) and compaction. A
microscopic analysis was also performed employing scanning electron microscopy techniques (SME)
and electron dispersion spectroscopy (EDS) in order to verify the surface area and chemical elements
of massifs.
Results: He results showed that soils have large concentrations of aluminum and oxygen in their
chemical composition. Its microstructure demonstrated microfractures due to a small amount of firm;
The insertion of a cementing element to the ground may help to avoid this phenomenon. The
consistency limits and parameters arising from the compaction curves showed within the normative
limits for the production of soil brick cement.
Conclusion: Both studied massifs presented good percentages of sand and are therefore ideal
materials in the production of solo brick cement.
Descrição
Área de concentração
Agência de desenvolvimento
Palavra chave
Marca
Objetivo
Procedência
Impacto da pesquisa
Resumen
ISBN
DOI
Citação
GOMES, D. A. et al. Caracterização e avaliação de solos presentes no campus da Universidade Federal de Lavras para a produção de tijolos de solo cimento. Ciência et Praxis, Passos, v. 14, n. 27, p. 19-29, jan./mai. 2022.
Link externo
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como acesso aberto

