dissertação
Desafios e reflexões de docentes de Física durante o ensino remoto emergencial
Carregando...
Notas
Data
Autores
Orientadores
Editores
Coorientadores
Membros de banca
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Lavras
Faculdade, Instituto ou Escola
Departamento
Não especifica vinculação com nenhum departamento
Programa de Pós-Graduação
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Agência de fomento
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extenção
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados abertos
Resumo
Desde 2020, vidas e rotinas passaram por transformações consideráveis devido à Pandemia de Covid-19. A deflagração do ensino remoto emergencial impactou professores, alunos, educação e escola, obrigando os atores envolvidos a aprender e adaptar-se a diferentes metodologias e estratégias de ensino, entre outros desafios, uma vez que esse período representou uma situação completamente diferente das suas experiências anteriores. A partir de entrevistas, procuramos identificar como professores de Física refletiam sobre suas experiências durante o ensino remoto, buscando compreender os tipos de Saberes Docentes em que se apoiaram. Cada entrevista revelou particularidades das trajetórias profissionais, experiências e perspectivas individuais dos professores, destacando como seus Saberes Docentes moldaram suas Identidades Docentes. Sob esse enfoque, as entrevistas evidenciaram como os desafios do ensino remoto foram enfrentados e quais recursos didáticos foram utilizados para desenvolver o ensino dos alunos durante a pandemia. Com base nessas informações, elaboramos como produto educacional um guia que abrange recursos didáticos úteis para professores em atividades remotas, à distância ou presenciais.
Abstract
Since 2020, lives and routines have undergone considerable transformations due to the Covid-19 Pandemic. The sudden appearance of emergency remote teaching impacted teachers, students, education and schools, forcing the actors involved to learn and adapt to different teaching methodologies and strategies, among other challenges, as this period represented a completely different situation from their previous experiences. Based on interviews, we sought to identify how Physics teachers reflected on their experiences during remote teaching, seeking to understand the types of Teaching Knowledge on which they relied. Each interview revealed particularities of the teachers’ career, experiences and individual perspectives, highlighting how their Teaching Knowledge shaped their Teaching Identities. From this perspective, the interviews highlighted how the challenges of remote teaching were faced and which teaching resources were used to develop student teaching during the pandemic. Based on this information, we created a guide as an educational product that covers useful teaching resources for teachers in remote, distance or in-person activities.
Descrição
Área de concentração
Agência de desenvolvimento
Palavra chave
Marca
Objetivo
Procedência
Impacto da pesquisa
Resumen
ISBN
DOI
Citação
CARDOSO, E. M. Desafios e reflexões de docentes de Física durante o ensino remoto emergencial. 2023. [120] p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Link externo
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-ShareAlike 4.0 International

