A utilização do software scratch na perspectiva da educação matemática inclusiva
Carregando...
Notas
* Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal.
Data
Orientadores
Coorientadores
Membros de banca
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UFLA
Faculdade, Instituto ou Escola
Departamento
Programa de Pós-Graduação
Agência de fomento
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extenção
Objetivos do desesenvolvimento sustentável
Dados abertos
Resumo
O presente trabalho apresenta sugestões práticas para o uso do software Scratch no ensino de Matemática sob a ótica da educação inclusiva. A partir de uma pesquisa qualitativa baseada em análise de conteúdo, realizada com docentes da rede pública de ensino, investigam-se as potencialidades pedagógicas do Scratch para promover a aprendizagem de estudantes com e sem deficiência. O material propõe atividades acessíveis que envolvem programação por blocos, jogos interativos e resolução de problemas, valorizando a diversidade e o design universal. Destaca-se a importância da mediação docente na adaptação das atividades às necessidades dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em ambientes educacionais inclusivos.
Abstract
Descrição
Área de concentração
Agência de desenvolvimento
Palavra chave
Marca
Objetivo
Procedência
Impacto da pesquisa
Resumen
ISBN
978-65-84982-12-3
DOI
Citação
BERNARDINO, Ana Clara Dias; MENDES, Rosana Maria. A utilização do software Scratch na perspectiva da educação matemática inclusiva. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente).
Link externo
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution 4.0 International