Comportamento de consumo alimentar de mulheres na comunidade fitness do TikTok: um estudo netnográfico

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Universidade Federal de Lavras

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Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA)

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Programa de Pós-Graduação

Programa de Pós-Graduação em Administração

Agência de fomento

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Tipo de impacto

Sociais

Áreas Temáticas da Extenção

Comunicacao
Educacao

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ODS 3: Saúde e bem-estar
ODS 4: Educação de qualidade

Dados abertos

Resumo

Em comunidades online, indivíduos compartilham interesses comuns e interagem em um processo de (re)construir suas identidades. Nesse contexto, a alimentação saudável surge como parte de um estilo de vida fitness que é compartilhado em ambientes online, principalmente entre mulheres. É nesse sentido que a compreensão das atitudes das consumidoras em comunidades online enriquece a literatura sobre comportamento do consumidor. Desse modo, propõe-se como objetivo do estudo: compreender de que modo a comunidade fitness no TikTok exerce influência na construção identitária de mulheres e, consequentemente, no comportamento de consumo de alimentos saudáveis. Para tanto, foram definidos quatro objetivos específicos: i) caracterizar a comunidade fitness no TikTok como uma comunidade de consumo; ii) compreender de que modo o engajamento das participantes influencia a dinâmica de interação na comunidade fitness; iii) entender como a participação na comunidade relaciona-se com a construção identitária das participantes; iv) identificar a mudança de comportamentos alimentares das participantes da comunidade. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada a abordagem teórico- metodológica netnográfica a partir da Teoria da Cultura do Consumo. O estudo foi desenvolvido sob a lente interpretativista e qualitativa. Os dados foram coletados na comunidade fitness do TikTok por meio da observação participante não estruturada e de entrevistas em profundidade. Foram realizadas 22 entrevistas com mulheres participantes da comunidade. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Como principal contribuição teórica, o estudo caracteriza a comunidade online como uma comunidade de consumo, marcada pela fluidez, abrangência e poder de influência que envolve consumidoras, influenciadoras, profissionais e marcas. Além disso, amplia a compreensão do conceito de engajamento, ao aplicar o conceito em uma comunidade baseada no estilo de vida fitness, e não apenas em comunidades de marca. As contribuições gerenciais demonstram a crescente relevância do TikTok na construção de comunidades de consumo. Além disso, o estudo sugere que a interação dentro da comunidade envolve crenças, valores e normas sociais compartilhadas. Essa interação promove mudanças comportamentais e hábitos de consumo que vão além da alimentação e impactam a construção identitária e o estilo de vida das participantes.

Abstract

In online communities, individuals share common interests and interact in a process of (re)constructing their identities. In this context, healthy eating emerges as part of a fitness lifestyle that is shared in online environments, especially among women. It is in this sense that understanding the attitudes of consumers in online communities enriches the literature on consumer behavior. Thus, the objective of the study is: to understand how the fitness community on TikTok influences the identity construction of women and, consequently, their behavior when consuming healthy foods. To this end, four specific objectives were defined: i) to characterize the fitness community on TikTok as a consumer community; ii) to understand how the engagement of participants influences the dynamics of interaction in the fitness community; iii) to understand how participation in the community relates to the identity construction of participants; iv) to identify changes in the eating behaviors of community participants. To achieve the proposed objectives, a netnographic theoretical- methodological approach was used based on the Theory of Consumer Culture. The study was developed under an interpretative and qualitative lens. Data were collected from the TikTok fitness community through unstructured participant observation and in-depth interviews. Twenty-two interviews were conducted with women participating in the community. Data analysis was performed using content analysis. As its main theoretical contribution, the study characterizes the online community as a consumer community, marked by fluidity, scope, and power of influence that involves consumers, influencers, professionals, and brands. In addition, it broadens the understanding of the concept of engagement by applying the concept to a community based on the fitness lifestyle, and not just to brand communities. The managerial contributions demonstrate the growing relevance of TikTok in building consumer communities. In addition, the study suggests that interaction within the community involves shared beliefs, values, and social norms. This interaction promotes behavioral changes and consumption habits that go beyond food and impact the identity construction and lifestyle of participants.

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Arquivo retido, a pedido da autora, até julho de 2026.

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BACELAR, Ananda Silveira. Comportamento de consumo alimentar de mulheres na comunidade fitness do TikTok: um estudo netnográfico. 2025. 190 p. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

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