info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
As opções estratégicas das empresas locais em face da globalização da atividade produtiva: um estudo exploratório na cadeia do leite
Carregando...
Notas
Data
Orientadores
Editores
Coorientadores
Membros de banca
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Organizações Rurais & Agroindustriais
Faculdade, Instituto ou Escola
Departamento
Programa de Pós-Graduação
Agência de fomento
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extenção
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados abertos
Resumo
A entrada de empresas transnacionais no país afeta a competitividade das empresas brasileiras, principalmente as que operam apenas no mercado local. As dificuldades de crescimento ou mesmo de sobrevivência destas empresas em face do processo de globalização da atividade produtiva são o foco deste trabalho. Busca-se aqui aprofundar o entendimento sobre como as empresas que atuam apenas no mercado local estão se reestruturando estrategicamente, principalmente numa cadeia agroindustrial como a do leite, caracterizada pela concentração de empresas de capital estrangeiro. Por ser um tema em estágio inicial de conhecimento, optou-se pela realização de estudo de casos exploratórios. Os casos analisados ilustram possíveis estratégias de sobrevivência e de crescimento para as empresas brasileiras, a partir de um mapeamento das opções estratégicas disponíveis às mesmas.
Abstract
The settling down of trans-national companies in the country affects brazillian companies’
competitiveness, especially that of those which operate only in the local market. The difficulties in growth or
even their survival in the face of the productive activity’s globalization process is the focus of this piece of
work, which seeks to deepen the understanding on how companies which act only locally are restructuring
themselves strategically, mainly in an agro-industrial chain like that of milk, whose characteristics include
concentration of foreign-capital companies. Since this is a theme in its inicial stage of study the authors have
opted for the performing of a study of exploratory cases.The analised cases illustrate feasible survival and
growth strategies for brazillian companies, starting off with a mapping of the strategical options available to
them.
Descrição
Área de concentração
Agência de desenvolvimento
Palavra chave
Marca
Objetivo
Procedência
Impacto da pesquisa
Resumen
Palavras-chave
ISBN
DOI
Citação
FENSTERSEIFER, J. E.; VIEIRA, L. M. As opções estratégicas das empresas locais em face da globalização da atividade produtiva: um estudo exploratório na cadeia do leite. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 4, n. 2, 2002.
