dissertação
Aumento da complexidade de florestas estacionais semideciduais da Mata Atlântica ao longo de cronossequência
Carregando...
Notas
Data
Autores
Orientadores
Editores
Coorientadores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Faculdade, Instituto ou Escola
Departamento
Programa de Pós-Graduação
DBI - Programa de Pós-graduação
Agência de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Tipo de impacto
Áreas Temáticas da Extenção
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados abertos
Resumo
O processo de sucessão em florestas é comumente relatado por mudanças na riqueza, composição e estrutura da comunidade ao longo do tempo. Os grupos funcionais de espécies exigentes de luz e de tolerantes a sombra apresentam respostas à disponibilidade de luz no sub-bosque após o fechamento do dossel e moldam a composição de espécies da comunidade. Padrões quanto ao aumento na altura de indivíduos e área basal são comumente relatados ao longo da sucessão, mas é possível encontrar maiores valores na densidade de indivíduos em florestas de idades intermediárias. Entender como ocorrem essas mudanças nos processos sucessionais é essencial em programas de restauração ecológica uma vez que informações da composição florística e da proporção de mudas destas espécies e seus grupos funcionais são semelhantes às encontradas em remanescentes naturais. O presente trabalho fez parte deste projeto maior e teve como objetivo conhecer o padrão sucessional desses fragmentos naturais do reservatório da UHE Funil (Eletrobrás Furnas) de forma a subsidiar estratégias de restauração florestal na região. Para isso nós avaliamos a i) riqueza; ii) composição e estratificação; iii) estrutura de uma cronossequência nos remanescentes nativos de Florestas Estacionais Semideciduais localizados no entorno do reservatório. Além da avaliação destes aspectos, produzimos como produto final, a lista de espécies encontradas nos fragmentos e sugerimos uma Classificação de Espécies Obrigatórias, Espécies Associadas e Espécies Ocassionais encontradas nas diferentes classes etárias da cronossequência.
Abstract
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, área de concentração em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais em Ecossistemas Fragmentados e Agrossistemas, para obtenção do título de Mestre.
Área de concentração
Ecologia e Conservação de Recursos Naturais em Ecossistemas Fragmentados e Agrossistemas
Agência de desenvolvimento
Palavra chave
Marca
Objetivo
Procedência
Impacto da pesquisa
Resumen
ISBN
DOI
Citação
MEIRELLES, G. S. Aumento da complexidade de florestas estacionais semideciduais da Mata Atlântica ao longo de cronossequência. 2015. 79 p. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
