Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34391
metadata.teses.dc.title: Cinética de adsorção das proteínas do soro de leite em carvões ativados produzidos a partir de grãos defeituosos do café
metadata.teses.dc.creator: Silva, Maria Letícia Martins
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Veríssimo, Lizzy Ayra Alcântara
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Veríssimo, Lizzy Ayra Alcântara
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Resende, Jaime Vilela de
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Oliveira, Ana Cristina Freitas de
metadata.teses.dc.subject: Adsorção
Resíduos agroindustriais
Proteínas do soro de leite
Cinética
metadata.teses.dc.date.issued: May-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: SILVA, Maria Letícia Martins. Cinética de adsorção das proteínas do soro de leite em carvões ativados produzidos a partir de grãos defeituosos do café. 2019. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: O soro de leite tornou-se um coproduto para as indústrias processadoras de leite em razão das proteínas com alto valor biológico e versatilidade das propriedades funcionais que apresenta. A necessidade de tratar efluentes com presença do soro de leite, a ascensão da aplicação de suas proteínas e os grandes volumes de soro produzidos, têm impulsionado o uso de técnicas para a recuperação das proteínas do soro de leite e minimização de seu potencial poluidor. Dentre essas técnicas destaca-se a adsorção utilizando adsorventes alternativos de resíduos agroindústrias, que possibilita a disposição final adequada dos resíduos da agroindústria e agrega valor a estes. O objetivo deste trabalho foi estudar a cinética de adsorção das proteínas do soro de leite em carvões ativados produzidos a partir de grãos defeituosos do café. Os carvões ativados produzidos foram caracterizados quanto à sua estrutura morfológica. O ponto de carga zero (pHpcz) dos carvões correspondeu ao pH 2,0. O modelo cinético de pseudo primeira-ordem (R² > 0,99) foi o que melhor se ajustou aos dados experimentais, a capacidade adsortiva do carvão foi igual a 261,95 mg g-1 e o tempo necessário para o equilíbrio de adsorção das proteínas do soro foi alcançado próximo aos 1.200 minutos (20 h). Os resultados deste trabalho demonstraram o potencial de aplicação dos carvões ativados obtidos a partir de grãos defeituosos do café na adsorção das proteínas do soro de leite.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34391
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.