Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39293
Título: Avaliação da rotulagem de massas alimentícias denominadas integrais
Título(s) alternativo(s): Evaluation of labeling of wholemeal pasta
Autor : Labegalini, Caio Cavini
Primeiro orientador: Figueiredo, Luisa Pereira
Primeiro membro da banca: Ramos, Alcinéia de Lemos Souza
Segundo membro da banca: Rocha, Renata Abadia Reis
Palavras-chave: Massas alimentícias – Rotulagem – Legislação
Massas alimentícias – Aspectos nutricionais
Alimentos integrais
Denominação de Venda
Informação nutricional complementar
Data da publicação: 12-Mar-2020
Referência: LABEGALINI, Caio Cavini. Avaliação da rotulagem de massas alimentícias denominadas integrais. 2019. 53p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Em um mercado onde os consumidores procuram cada vez mais alimentos saudáveis, os produtos integrais se encaixam neste grupo devido a sua proposta de um alimento com teor superior de fibras alimentares quando comparados à versão tradicional. Não há uma legislação que defina o que é ou não um produto integral atualmente no Brasil, deixando sem delimitações o que pode ser categorizado de integral. Ainda que não haja uma legislação para definir o que é ou não integral, as massas alimentícias disponíveis no mercado usam este termo como destaque. Através da coleta de dados secundários de massas alimentícias denominadas integrais disponíveis nos mercados de São Paulo – SP, foram obtidos dados de rotulagem e informação nutricional e posteriormente analisados suas conformidades em relação as legislações vigentes. Baseado nas amostras coletadas foi possível concluir que o mercado de massas alimentícias denominadas integrais é heterogêneo quanto aos ingredientes, denominação de venda e informação nutricional complementar. Grande parte dos fabricantes não informa a informação nutricional complementar adequada quanto as fibras alimentares. Não há relação direta entre preço e quantidade de fibra alimentar nas massas alimentícias coletadas. O trabalho apresentado reforça a necessidade de uma legislação clara para este tipo de produto, aliada a uma fiscalização efetiva do setor.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39293
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Avaliação da rotulagem de massas alimentícias denominadas integrais1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.