Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39293
metadata.teses.dc.title: Avaliação da rotulagem de massas alimentícias denominadas integrais
metadata.teses.dc.title.alternative: Evaluation of labeling of wholemeal pasta
metadata.teses.dc.creator: Labegalini, Caio Cavini
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Figueiredo, Luisa Pereira
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Ramos, Alcinéia de Lemos Souza
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Rocha, Renata Abadia Reis
metadata.teses.dc.subject: Massas alimentícias – Rotulagem – Legislação
Massas alimentícias – Aspectos nutricionais
Alimentos integrais
Denominação de Venda
Informação nutricional complementar
metadata.teses.dc.date.issued: 12-Mar-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: LABEGALINI, Caio Cavini. Avaliação da rotulagem de massas alimentícias denominadas integrais. 2019. 53p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: Em um mercado onde os consumidores procuram cada vez mais alimentos saudáveis, os produtos integrais se encaixam neste grupo devido a sua proposta de um alimento com teor superior de fibras alimentares quando comparados à versão tradicional. Não há uma legislação que defina o que é ou não um produto integral atualmente no Brasil, deixando sem delimitações o que pode ser categorizado de integral. Ainda que não haja uma legislação para definir o que é ou não integral, as massas alimentícias disponíveis no mercado usam este termo como destaque. Através da coleta de dados secundários de massas alimentícias denominadas integrais disponíveis nos mercados de São Paulo – SP, foram obtidos dados de rotulagem e informação nutricional e posteriormente analisados suas conformidades em relação as legislações vigentes. Baseado nas amostras coletadas foi possível concluir que o mercado de massas alimentícias denominadas integrais é heterogêneo quanto aos ingredientes, denominação de venda e informação nutricional complementar. Grande parte dos fabricantes não informa a informação nutricional complementar adequada quanto as fibras alimentares. Não há relação direta entre preço e quantidade de fibra alimentar nas massas alimentícias coletadas. O trabalho apresentado reforça a necessidade de uma legislação clara para este tipo de produto, aliada a uma fiscalização efetiva do setor.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39293
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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