Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42548
metadata.artigo.dc.title: 10.639/03 Act: critical intercultural education and (re)constitution of african-diasporic identities
metadata.artigo.dc.title.alternative: A Lei 10.639/03: educação intercultural crítica e a (re)constituição de identidades afro-diaspóricas
metadata.artigo.dc.creator: Souza, Gasperim Ramalho de
Roque, Arnaldo Cesar
Pereira, Mayla Santos
metadata.artigo.dc.subject: 10369/03 Act
Intercultural education
African-diasporic identities
Lei 10.639/03
Educação intercultural
Identidades afro-diaspóricas
metadata.artigo.dc.publisher: Instituto Federal de São Paulo
metadata.artigo.dc.date.issued: 2020
metadata.artigo.dc.identifier.citation: SOUZA, G. R. de; ROQUE, A. C.; PEREIRA, M. S. 10.639/03 Act: critical intercultural education and (re)constitution of african-diasporic identities. Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem, Cubatão, v. 2, n. 1, p. 44-58, 2020.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas contribuições da lei 10639/03 que estabelece diretrizes educacionais para o ensino de História e Cultura da África e dos africanos, e seus diálogos para uma educação intercultural crítica. Dessa forma, enquanto principal eixo didático-metodológico dessa lei propomos a educação intercultural crítica, a qual prioriza a valorização da identidade cultural afro-diaspórica visando uma resistência ao branqueamento e apagamento dessas identidades no cenário educacional.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This article aims to present some contributions of 10.639/03 Act, which establishes educational rules for the teaching of history and culture of Africa and Africans, and their dialogues for an intercultural education. Thus, while the main didactic- methodological axis of this law proposed the critical intercultural education, which prioritizes the valuation of cultural-diasporic cultural identity, uses a resistance to bleaching and excludes these identities in the educational setting.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42548
metadata.artigo.dc.language: en_US
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons