Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorBonin, Joel Cezar-
dc.creatorCarreño-Saucedo, Leticia-
dc.date.accessioned2021-08-23T18:50:23Z-
dc.date.available2021-08-23T18:50:23Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, H. M.; BONIN, J. C.; CARREÑO-SAUCEDO, L. Educação, sustentabilidade e justiça social: uma análise epistemológica do pensamento de Hans Jonas e Edgar Morin. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 15-34, jan./jun. 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66944.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46935-
dc.description.abstractThis essay article chooses the educational process as an object of study in a perspective that articulates the principle of responsibility ethics and the principle of complexity. In this context, the main objective of this text is to reflect on the articulation of the ideas of two thinkers - Hans Jonas and Edgar Morin - that are basic to an education that seeks to promote the effective transformation of the ways of thinking and acting of the subject-citizens. Thus, from a theoretical reflection, this work questions the utilitarian view prevalent in the political and social order of the modern world, which attributes to the school the role of teaching content at the expense of training for a healthy and ethical life in society. Methodologically, this article presents an overview of Hans Jonas' principle of responsibility and an explanation that includes two knowledge necessary for human life proposed by Edgar Morin: teaching the understanding and ethics of mankind. Based on these principles, a propositional reflection is developed, in which the position that education constitutes an integral process of human formation is defended since each human being needs to build his / her way of life, based on the ethical commitment to nature, the responsibility for their actions and the understanding of the potential of promoting social justice by each citizen.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Polyphoníapt_BR
dc.subjectEducação e formação humanapt_BR
dc.subjectEducação e sujeito éticopt_BR
dc.subjectAutonomia e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e liberdadept_BR
dc.subjectEducação e justiça socialpt_BR
dc.subjectEducation and human formationpt_BR
dc.subjectEducation and ethical subjectpt_BR
dc.subjectAutonomy and educationpt_BR
dc.subjectEducation and freedompt_BR
dc.subjectEducation and social justicept_BR
dc.titleEducação, sustentabilidade e justiça social: uma análise epistemológica do pensamento de Hans Jonas e Edgar Morinpt_BR
dc.title.alternativeEducation, sustainability and social justice: an epistemological analysis of the thinking of Hans Jonas and Edgar Morinpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo ensaístico elege como objeto de estudo o processo educativo em uma perspectiva que articula o princípio da ética da responsabilidade e o princípio da complexidade. Nesse contexto, o objetivo precípuo deste texto é refletir acerca da articulação das ideias de dois pensadores – Hans Jonas e Edgar Morin - que são basilares para uma educação que busca promover a transformação efetiva dos modos de pensar e de agir dos sujeitos-cidadãos. Assim, a partir de uma reflexão teórica, este trabalho questiona a visão utilitária predominante na ordem política e social do mundo moderno, que atribui à escola o papel de ensinar conteúdos em detrimento de uma formação para uma vida saudável e ética na sociedade. Metodologicamente, este artigo apresenta um panorama do princípio da responsabilidade de Hans Jonas e uma explanação que contempla dois saberes necessários à vida humana propostos por Edgar Morin: ensinar a compreensão e a ética do gênero humano. A partir desses princípios, desenvolve-se uma reflexão propositiva, em que se defende a posição de que a Educação constitui um processo integral de formação humana, pois cada ser humano precisa construir o seu modo de vida, tendo por base o compromisso ético com a natureza, a responsabilidade por suas ações e a compreensão das potencialidades de promoção da justiça social por parte de cada cidadão.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos
DED - Artigos publicados em periódicos
DEL - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons