Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48576
Título: Mercado de produtos plant-based análogos aos lácteos: uma revisão do perfil alimentar, processamento e perspectivas futuras
Título(s) alternativo(s): Plant-based dairy analogues market: a food profile review, processing and future perspectives
Autor : Cruz, Matheus de Souza
Primeiro orientador: Veríssimo, Lizzy Ayra Alcântara
Primeiro membro da banca: Carneiro, João de Deus Souza
Segundo membro da banca: Neves, Isabelle Cristina Oliveira
Palavras-chave: Plant-based
Bebidas vegetais
Lácteos
Consumidores
Plant-based beverages
Dairy products
Consumers
Data da publicação: Dez-2021
Referência: CRUZ, Matheus de Souza. Mercado de produtos plant-based análogos aos lácteos: uma revisão do perfil alimentar, processamento e perspectivas futuras. 2021. 44p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Um dos mercados que se encontra em constante crescimento é o de alimentos plant-based, cujo nicho visa consumidores que possuem alguma restrição alimentar, como intolerância à lactose e alergia a alguma proteína do leite, ou mesmo pessoas que escolheram não consumir produtos de origem animal. Para atender a este público, o mercado de desenvolvimento de novos produtos tem o compromisso de estar sempre por dentro das tendências alimentares em busca de gerar alimentos mais nutritivos e saudáveis. O objetivo geral do trabalho consistiu em realizar um estudo do mercado de alimentos lácteos plant-based com ênfase nas bebidas vegetais e tendências futuras destes produtos. Objetivou-se ainda apresentar a evolução alimentar e o perfil dos consumidores de alimentos plant-based. Analisou-se o cenário nacional e internacional de produção dos alimentos plant-based e suas tendências. Identificou-se os principais ingredientes utilizados na formulação de bebidas vegetais e as etapas de seu processamento. Por fim, investigou-se as legislações vigentes para o processamento, denominação e rotulagem de alimentos plant-based. Neste contexto, realizou-se uma revisão de literatura em artigos, livros e outras fontes de dados científicos relacionados, a fim de garantir a qualidade científica do presente estudo. Concluiu-se que os alimentos plant-based se tornaram parte importante do comércio de produtos de origem vegetal, sendo o Brasil um potencial produtor, visto que o setor lácteo brasileiro está prosperando, apesar da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Portanto, torna-se indispensável o desenvolvimento de legislações aplicáveis a estes alimentos como requisitos de segurança, padrões de identidade e qualidade e rotulagem, além do alinhamento de expectativas com os consumidores.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48576
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
201710167_MATHEUS_TRABALHO_FINAL.pdf623,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.