Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59954
Título: Uma sequência didática para o ensino da revolução copernicana
Autores: Morais, Gabriel Henrique Geraldo Chaves
Bagdonas, Alexandre
Palavras-chave: História da ciência
Filosofia da ciência
Natureza da ciência
Ensino de astronomia
Revolução copernicana
Galileu Galilei
Data do documento: 15-Mai-2025
Editor: UFLA
Citação: MORAIS, Gabriel Henrique Geraldo Chaves; BAGDONAS, Alexandre. O ensino da revolução copernicana. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente).
Série/Relatório no.: Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente
Descrição: Este produto educacional apresenta uma sequência didática voltada ao ensino da revolução copernicana para estudantes do Ensino Fundamental II. A proposta, desenvolvida com base na História e Filosofia da Ciência, articula discussões sobre os modelos planetários, a natureza da ciência e o papel de Galileu Galilei no processo de construção do conhecimento científico. As atividades envolvem debates, análise de textos dramatizados e reflexões sobre os dilemas éticos vivenciados por cientistas. O material visa desmistificar concepções ingênuas sobre a ciência e seus protagonistas, promovendo uma compreensão mais crítica do fazer científico.
* Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59954
ISBN: 978-65-84982-26-0
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons