Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | D’Aquila, Karina Silva | - |
dc.contributor | Oliveira, Amanda Castro | - |
dc.contributor | Maciel, Antônio Marcelo Martins | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-15T19:41:29Z | - |
dc.date.available | 2025-05-15T19:41:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | D’AQUILA, Karina Silva; OLIVEIRA, Amanda Castro; MACIEL, Antônio Marcelo Martins. A modelagem matemática como caminho para dialogarmos sobre justiça social. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente). | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-84982-14-7 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59957 | - |
dc.description | Este e-book apresenta uma proposta de unidade didática fundamentada na modelagem matemática como instrumento para o diálogo sobre justiça social. Desenvolvido no contexto de um sistema prisional com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o material busca articular a matemática escolar com temas sociais relevantes. A proposta é orientada pelos princípios da Educação Matemática Crítica e estruturada em cinco etapas: escolha do tema, pesquisa exploratória, levantamento do problema, resolução matemática e análise crítica. O objetivo é promover o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e a formação cidadã por meio da matemática como linguagem de leitura do mundo. | pt_BR |
dc.description | * Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal. | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFLA | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente | - |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Justiça social | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Sistema prisional | pt_BR |
dc.title | A modelagem matemática como caminho para dialogarmos sobre justiça social | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO1_A modelagem matemática como caminho para dialogarmos sobre justiça social | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LIVRO1_A modelagem matemática como caminho para dialogarmos sobre justiça social | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons