Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorD’Aquila, Karina Silva-
dc.contributorOliveira, Amanda Castro-
dc.contributorMaciel, Antônio Marcelo Martins-
dc.date.accessioned2025-05-15T19:41:29Z-
dc.date.available2025-05-15T19:41:29Z-
dc.date.issued2025-05-15-
dc.identifier.citationD’AQUILA, Karina Silva; OLIVEIRA, Amanda Castro; MACIEL, Antônio Marcelo Martins. A modelagem matemática como caminho para dialogarmos sobre justiça social. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente).pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-84982-14-7pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59957-
dc.descriptionEste e-book apresenta uma proposta de unidade didática fundamentada na modelagem matemática como instrumento para o diálogo sobre justiça social. Desenvolvido no contexto de um sistema prisional com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o material busca articular a matemática escolar com temas sociais relevantes. A proposta é orientada pelos princípios da Educação Matemática Crítica e estruturada em cinco etapas: escolha do tema, pesquisa exploratória, levantamento do problema, resolução matemática e análise crítica. O objetivo é promover o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e a formação cidadã por meio da matemática como linguagem de leitura do mundo.pt_BR
dc.description* Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal.-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUFLApt_BR
dc.relation.ispartofseriesColeção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente-
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.uriAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectJustiça socialpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSistema prisionalpt_BR
dc.titleA modelagem matemática como caminho para dialogarmos sobre justiça socialpt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons