Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59957
Título: A modelagem matemática como caminho para dialogarmos sobre justiça social
Autores: D’Aquila, Karina Silva
Oliveira, Amanda Castro
Maciel, Antônio Marcelo Martins
Palavras-chave: Modelagem matemática
Justiça social
Educação matemática
Educação de jovens e adultos
Sistema prisional
Data do documento: 15-Mai-2025
Editor: UFLA
Citação: D’AQUILA, Karina Silva; OLIVEIRA, Amanda Castro; MACIEL, Antônio Marcelo Martins. A modelagem matemática como caminho para dialogarmos sobre justiça social. Lavras: PPGECEM/UFLA, 2024. (Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente).
Série/Relatório no.: Coleção de e-books Práticas Pedagógicas e Formação Docente
Descrição: Este e-book apresenta uma proposta de unidade didática fundamentada na modelagem matemática como instrumento para o diálogo sobre justiça social. Desenvolvido no contexto de um sistema prisional com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o material busca articular a matemática escolar com temas sociais relevantes. A proposta é orientada pelos princípios da Educação Matemática Crítica e estruturada em cinco etapas: escolha do tema, pesquisa exploratória, levantamento do problema, resolução matemática e análise crítica. O objetivo é promover o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e a formação cidadã por meio da matemática como linguagem de leitura do mundo.
* Foram disponibilizadas duas versões do documento com cores diferentes para facilitar a identificação e promover acessibilidade, especialmente para pessoas com baixa visão ou outras necessidades, em alinhamento com o desenho universal.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59957
ISBN: 978-65-84982-14-7
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências e Educação Matemática - Mestrado Profissional (Produtos Educacionais)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons