Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12644
metadata.artigo.dc.title: As ideias de natureza através da história e filosofia como subsídio ao ensino e à formação de professores de ciências e biologia
metadata.artigo.dc.title.alternative: The ideas of nature trough history and philosophy as resource to the formation of science and biology teachers
metadata.artigo.dc.creator: Gonçalves, Laise Vieira
Andrade, Nayara Bonilha de
Vilas Boas, Layne do Amaral
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
metadata.artigo.dc.subject: Formação de professores
Ideias de natureza
Filosofia e ensino de ciência
Teacher training
Nature ideas
Philosophy and science teaching
metadata.artigo.dc.publisher: Centro Universitário de Volta Redonda
metadata.artigo.dc.date.issued: Jun-2013
metadata.artigo.dc.identifier.citation: GONÇALVES, L. V. et al. As ideias de natureza através da história e filosofia como subsídio ao ensino e à formação de professores de ciências e biologia. Práxis, Volta Redonda, v. 5, n. 9, p. 31-36, jun. 2013.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este trabalho busca avaliar um minicurso sobre as ideias de natureza, necessárias ao ensino de ciências, utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC) para licenciandos e licenciados em biologia com a finalidade de subsidiar o ensino de ciências e biologia e, contribuir para a formação de professores. O minicurso foi dividido em três partes: relato escrito dos participantes sobre as ideias de natureza, exibição de slides referente a importância da utilização da HFC no ensino e, por fim, uma apresentação histórica das ideias de natureza utilizando imagens. Pode-se perceber que a HFC se mostrou uma ferramenta potencializadora no ensino das ideias de natureza e na formação de professores. (FAPEMIG e CAPES/PIBID)
metadata.artigo.dc.description.abstract: This paper seeks to evaluate a short course on the ideas of nature, necessary to science teaching, using the History and Philosophy of Science (HPS)for undergraduates and graduates in Biology for the purpose of supporting the teaching of science and biology, and contribute for teacher training. The short course was divided into three parts: written account of the participants about their ideas of nature, slide show about the importance of the use of the HPS in teaching and, finally, one historical presentation of the ideas of nature using images. It may be noted that HPS showed to be a potentiator tool in the teaching of the ideas of nature and in teacher training.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://web.unifoa.edu.br/revistas/index.php/praxis/article/view/600
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12644
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DBI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.