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Título: Desenvolvimento e validação de um sistema embarcado para monitoramento de operações agrícolas com tratores
Título(s) alternativo(s): Development and validation of an embedded system for monitoring agricultural operations with tractor
Autor : Corrêa Júnior, Delorme
Primeiro orientador: Volpato, Carlos Eduardo Silva
Primeiro coorientador: Barbosa, Bruno Henrique Groenner
Primeiro membro da banca: Barbosa, Bruno Henrique Groenner
Segundo membro da banca: Ferraz, Gabriel Araújo e Silva
Terceiro membro da banca: Barbosa, Ronald Leite
Quarto membro da banca: Andrade, Ednilton Tavares de
Palavras-chave: Máquinas agrícolas – Avaliação
Máquinas agrícolas – Consumo de combustível
Sistemas de coleta automática de dados
Agricultural machinery – Evaluation
Agricultural machinery – Fuel consumption
Automatic data collection systems
Data da publicação: 21-Jun-2017
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: CORRÊA JÚNIOR, D. Desenvolvimento e validação de um sistema embarcado para monitoramento de operações agrícolas com tratores. 2017. 87 p. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: A utilização de sistemas embarcados na aquisição de dados para a avaliação operacional de máquina agrícola tem como objetivo informar ao operador valores de variáveis de desempenho operacional que estão sendo medidos em tempo real, de forma que auxilie o operador a tomar decisões, corrigir possíveis erros e falhas operacionais. Objetivou-se, com o presente trabalho, desenvolver e utilizar sistema de aquisição automática de dados baseando-se na placa eletrônica Arduino para obtenção de valores de patinagem dos rodados e consumo horário de combustível. O sistema comunicou-se via bluetooth com aparelho portátil (tablet) e armazenou os dados em cartão de memória. Para validação do sistema, foi realizado ensaio de operação de tração em que um trator marca Valtra modelo A950 arrastou outro da marca Agrale modelo BX6110 variando-se marchas de frenagem no trator Agrale (4A, 2A, 4B e 3M) e em dois sistemas de preparo do solo (convencional e plantio direto). Seguiu-se o delineamento de blocos ao acaso com 4 marchas, 2 sistemas de preparo do solo, em 3 blocos e com 3 repetições, e as médias obtidas foram analisadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. O sistema de aquisição teve seu objetivo concluído, e permitiu a obtenção dos dados em tempo real e armazenamento dos dados em cartão de memória. As marchas influenciaram significativamente na patinagem dos rodados, em que os maiores valores ocorreram nas marchas 4B e 3M (8,94% e 11,19%, respectivamente), enquanto o maior valor do consumo de combustível (7,84 L.h-1) ocorreu no sistema convencional.
Abstract: The use of embedded systems in data acquisition for the operational assessment of agricultural machinery has the objective of informing the operator values of the operational performance variables that are measured in real time, in a manner that allows the operator to make decisions and correct possible errors and operational flaws. In this work, the objective was to develop and use an automatic data acquisition system based on Arduino circuit board for obtaining values for wheel sliding and hourly fuel consumption. The system communicated with the portable device (tablet) by means of Bluetooth, and stored data in memory card. For the system validation, a traction operation trial was conducted, having a A950 Valtra tractor dragged a BX6110 Agrale tractor, varying the breaking gears of the Agrale tractor (4A, 2A, 4B and 3M) and considering two soil preparation systems (conventional and direct planting). Further, a randomized blocks design with 4 gears, 2 soil preparation systems, was used, with 3 blocks and 3 replicates. The means were analyzed by the Tukey test at 5% of probability. The acquisition system had the objective concluded and allowed the obtaining of real time data, as well as the storage of the data in the memory card. The gears greatly influenced wheel sliding. The highest values occurred with gears 4B and 3M (8.94% and 11.19%, respectively), while the highest fuel consumption value (7.84 L.h-1) occurred in the conventional system.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13246
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DEG - Engenharia Agrícola - Doutorado (Teses)



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