Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36260
metadata.teses.dc.title: A competitividade preço e não preço no mercado de café torrado e torrado e moído no estado de São Paulo
metadata.teses.dc.creator: Oliveira, Naiara Kasmin
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Campos, Renato Silvério
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Lemes, Paulo Henrique
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Campos, Renato Silvério
metadata.teses.dc.subject: Café – Produção
Café moído
Café torrado
Café - Comércio
metadata.teses.dc.date.issued: 15-Aug-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, Naiara Kasmin. A competitividade preço e não preço no mercado de café torrado e torrado e moído no estado de São Paulo. 2017. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
metadata.teses.dc.description.resumo: O Trabalho consiste em uma análise do mercado do café torrado e torrado e moído no Estado de São Paulo, fazendo um estudo a respeito da competição preço e não preço, investigando todos os determinantes que possam reger essa competição de mercado, como o preço de um bem substituto, o preço de um bem complementar e a renda dos consumidores. A partir desses dados será investigada a relação estatística (regressão) entre as variáveis. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, com objetivos descritivos e método experimental. Como esse mercado ainda é muito novo para todos os produtores e consumidores, a temática da pesquisa se torna interessante de ser estudado, pois estes vão conseguir entender um pouco mais sobre essa nova visão da cafeicultura, de forma que possam agregar mais tanto nas suas produções, quanto na procura por produtos de melhor qualidade pelos consumidores finais. Ademais, os agentes produtores poderão analisar a melhor forma de inserção no mercado, ou seja, via preço (redução de custos, por exemplo) ou não preço (melhora na qualidade, por exemplo), podendo trazer assim uma nova visão de mercado. E em vista dos resultados encontrados conseguimos concluir que os cafés, superior e gourmet competem o mercado pela qualidade (não preço) e o café tradicional pelo preço.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36260
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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