Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCA - Departamento de Ciência dos Alimentos >
DCA - Programa de Pós-graduação >
DCA - Ciência dos Alimentos - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3023

Título: Efeito da Irradiação Gama (CO60) na Qualidade e Segurança do Arroz
Autor(es): Guimarães, Ívina Catarina de Oliveira
Orientador: Pereira, Joelma
Membro da banca: Cornélio, Vanda Maria de Oliveira
Batista, Luis Roberto
Assunto: Arroz - Doenças e pragas
Arroz - Fungos toxigênicos
Irradiação de alimentos
Qualidade tecnológica
Data de publicação: 20-Ago-2014
Referência: GUIMARÃES, I. C. de O. Efeito da irradiação gama (Co60) na qualidade e segurança do arroz. 2009. 103 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
Resumo: O arroz, alimento presente praticamente todos os dias na alimentação humana, representa importante fonte de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Apesar da relevância nutricional e da capacidade de atender a demandas públicas, este cereal tem composição química e cadeia produtiva susceptíveis à contaminação fúngica e à produção de micotoxinas, cujos efeitos deletérios podem ser altamente nocivos à saúde humana. Como técnica eficaz no controle de diferentes microrganismos, a irradiação ionizante desponta como uma das melhores alternativas a serem utilizadas em prol da segurança e da preservação da qualidade dos alimentos. Dessa forma, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito da irradiação gama (Co60) no controle de fungos presentes no arroz, bem como na qualidade deste cereal. Por meio da técnica do blotter test e do plaqueamento direto, foram determinados os fungos presentes no arroz e o efeito da irradiação gama no controle dos mesmos. As propriedades físicas, físico-químicas, tecnológicas, reológicas e microestruturais foram utilizadas para a determinação da qualidade do arroz irradiado. Os resultados demonstraram que a utilização da irradiação gama, com doses entre 6,5kGy e 7,5kGy, reduziu significativamente a população fúngica presente no arroz e que, apesar de ter alterado parcialmente alguns dos parâmetros de qualidade avaliados, não interferiu nas suas características decisivas de aceitabilidade e consumo, visto que os valores encontrados foram semelhantes aos recomendados para qualidade do mesmo.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3023
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DCA - Artigos publicados em periódicos
DCA - Ciência dos Alimentos - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Efeito da Irradiação Gama (CO60) na Qualidade e Segurança do Arroz.PDF2,3 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback